O Que é Cheque Administrativo: Como Funciona e Como Fazer?

Nem todo mundo sabe o que é um cheque administrativo. No post de hoje, vamos esclarecer bem o que é e como adquirir. O cheque administrativo surgiu como o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas que usavam cheque sem fundo para pagar as suas compras. E também como uma forma de garantir a segurança de quem vende a mercadoria. 

Muitas pessoas desistiram de aceitar o cheque convencional devido à alta inadimplência. Devido a isso, os bancos começaram a emitir o cheque administrativo, como uma alternativa para reduzir a incidência de cheque sem fundo. 

O cheque administrativo, emitido pelo banco, funciona como um documento que garante ao credor o recebimento de um cheque que possua fundo suficiente para cobrir o pagamento da dívida. É uma espécie de contrato de pagamento, onde a pessoa que o recebe tem o direito de receber a quantia descrita nele. 

A grande diferença do cheque administrativo para o cheque convencional é que o primeiro é emitido somente por uma instituição financeira e o valor do cheque é descontado do emitente no momento em que ele fizer a solicitação do cheque. 

Quem Pode Ter Um Cheque Administrativo? 

Todas as pessoas que quiserem pagar com um cheque que o banco emitiu, por várias razões, seja por desejar mais segurança, seja para evitar problemas, ou outro motivo, podem adquirir um cheque administrativo. 

Todas as pessoas podem pedir um cheque administrativo, ainda que não tenha nenhuma conta no banco que irá emitir o cheque. Porém, alguns bancos podem restringir a emissão do cheque administrativo somente para correntistas do banco. Por isso, é sempre recomendado consultar o banco antes de fazer a solicitação do cheque administrativo. 

O processo se torna ainda mais seguro para correntistas do banco em que é feito o pedido, pois a quantia que será repassada para o banco na emissão do cheque administrativo, pode ser transferida por meio de uma conta corrente e não será em dinheiro em espécie, como acontece com quem não é correntista do banco. 

O Que Devo Fazer Para Solicitar Um Cheque Administrativo? 

Para solicitar um cheque administrativo, basta que a pessoa e dirija ao gerente do banco ou ao caixa, e efetuar o pagamento de uma taxa para que ele possa ser emitido. O valor da taxa varia de um banco para outro. Por isso, consulte o valor antes de solicitar o cheque. 

Para solicitar o cheque, ainda será preciso estar com os dados do beneficiário, ou seja, de quem irá receber e depois depositar o cheque para resgatar o dinheiro. Isso é necessário porque o cheque administrativo é nominal também. Esses dados são: o nome completo do beneficiário, o nome do banco onde ele tem conta, o número da conta e agência do beneficiário, e o valor a pagar. 

Uma dica muito importante é guardar o recibo do seu cheque administrativo, pois não deixa de ser algo que você está comprando. 

Qual a Diferença Entre um Cheque Administrativo e Um Cheque Normal? 

A principal diferença entre eles é a garantia de fundos que o cheque administrativo possui. Além de que, nesse tipo de cheque, quem realiza o preenchimento é o banco, e também é ele quem se responsabiliza pelo pagamento ao favorecido, uma vez que são usados fundos do banco para essa ordem de pagamento. Quanto ao cheque normal, quem o preenche é o dono do talão. 

Quando Usar Um Cheque Administrativo? 

O cheque administrativo é mais indicado para os casos de pagamentos que envolvem valores muito altos, uma vez que essas transações precisam de uma garantia a mais de recebimento da quantia. 

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