Como Conservar Documentos e Dinheiro Sem Mofar 

Manter documentos e dinheiro guardados pode ser um problema, se você não souber como protegê-los de mofo. Se esses itens forem expostos ao mofo, podem acabar perdendo o seu valor. Por isso, é muito importante protegê-los da umidade para que eles fiquem sempre em boas condições. 

Veja abaixo uma lista de alguns itens que precisam ser protegidos de umidade: 

• Documento e dinheiro: o que torna o ambiente propício ao mofo é a umidade. E ainda tem as traças, que também podem causar a total destruição desses papéis. 

• Moedas: a umidade excessiva também pode provocar manchas nas moedas, fazendo com que percam ou diminuam o seu valor. 

• Fotos e negativos: ambos podem sofrer sérios problemas quando expostos ao excesso de umidade. As fotos podem ficar desconfiguradas, coladas umas das outras, etc. 

O mofo, na verdade, é um fungo. Ele se alimenta de matéria comestível, dissolvendo-a. Geralmente, o que os atrai são lugares úmidos e escuros. Lugares como gavetas, caixas e armários são os mais recomendados, desde que estejam secos e limpos. 

Para eliminar o mofo em dinheiro e documentos, o ideal é fazer com ele permaneçam secos, frios e longe de locais escuros. O uso de produtos anti-mofo também podem ser ótimos aliados. Existem vários produtos no mercado muito eficazes. Um exemplo são as sacolas anti-mofo que podem ser usadas em todos os espaços da casa. Outra dica são os saquinhos com giz de lousa que você mesma pode fazer em casa. Quando estiver usando, observe com frequência como ele está ficando. Assim que estiverem úmidos, é o momento de trocá-los. 

Agora, vejamos algumas dicas para evitar o excesso de mofo e de umidade em outros locais da sua casa, que podem danificar documentos e dinheiro. Confira abaixo: 

• Evitar ou eliminar as bolhas: quando usamos uma tinta impermeável e pouco diluída para pintar as paredes, pode acontecer de o vapor d’água fique preso e, quando ele começa a se expandir, as bolhas começam a aparecer. Essas bolhas podem ser formadas por um aumento de temperatura qualquer. A melhor maneira de evitar que elas surjam, é optar por tintas permeáveis e bem diluídas. Pois elas impedem que o vapor d’água fique preso e causando bolhas. 

• Ventilação: quando o ambiente está pouco ventilado, ele favorece o aumento de umidade. Para evitar, basta deixar as janelas mais abertas, os armários e as portas, e permitir que entre ventilação no ambiente, principalmente nos cômodos que estiverem mais úmidos.  

• Móveis: além das paredes, os nossos móveis também podem ser alvos de mofo e de umidade. Para evitar que isso acontece, o mais recomendado é afastar o móvel da parede. O ideal é que ele fique cerca de 5 cm de distância. Agora, se for um móvel embutido, o mais indicado é impermeabilizar um dos lados da parede. Isso já seria o suficiente para proteger os seus móveis. 

• Limpar uma parede: para que sua parede fique limpa e livre de umidade, uma dica é usar um pano seco para retirar os micro-organismos. Depois, usar uma escova de cerdas resistentes para esfregar bem a parede, retirando todo o bolor. Depois, passar água sanitária, deixar que ela aja por alguns minutos e, em seguida, lavar a parede. O próximo passo é passar um impermeabilizante e depois uma tinta permeável. 

A umidade e o mofo podem surgir em todas as épocas do ano. Por isso, é sempre bom tomar as medidas de precaução sempre. E não focar apenas nas épocas mais chuvosas do ano. 

Além de danificar dinheiro, documentos, móveis e paredes, o mofo também pode causar muita alergia nas pessoas. Por isso, deve ser combatido da melhor forma, para evitar a sua proliferação. 

Deixe um comentário