O Que Fazer Com Débito Feito Duas Vezes?

O cartão de débito é uma grande facilidade em nosso dia a dia. Além de praticidade, ele nos oferece uma enorme segurança, uma vez que evita que tenhamos que andar por aí levando dinheiro em espécie. 

Porém, mesmo com tanta segurança, pode acontecer de ocorrer algum tipo de problema no momento de pagar uma compra. O problema pode ser tanto na hora de digitar, ou por alguma falha de comunicação com o sistema. Se o problema for de digitação, o lojista pode passar o cartão mais de uma vez pensando que a primeira deu errado, por exemplo.  

Se for por um erro no sistema, também corremos o risco de ter o débito em dobro. Por isso, o ideal é verificar o extrato da sua contapelo internet banking (que é gratuito) todas as vezes que usar o seu cartão de débito. Quanto mais tempo se passar, mais difícil será para resolver a situação. 

O Que Fazer Com Débito Em Dobro? 

Se isso acontecer com você, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do banco ou com a empresa que administra o seu cartão. O número de telefone sempre vem impresso na parte de trás do seu cartão. Mas, caso não consiga entrar em contato com a Central de Atendimento, você pode também tentar falar com o gerente do banco, no horário de funcionamento da agência. 

Se você não conseguir falar com o gerente, ainda tem uma saída: procurar o estabelecimento onde realizou a compra. Informe para o lojista o problema que ocorreu e leve o comprovante do débito em dobro. Se for preciso, peça para falar com o gerente. Normalmente, as empresas devolvem o valor debitado em dobro sem maiores problemas. Inclusive, as administradoras de máquinas de cartão até têm a opção para o estorno de pagamentos nas máquinas e nas Centrais de Atendimento. 

Se, ainda assim, o problema não for resolvido, se a empresa que debitou o valor não quiser devolvê-lo, você tem todo o direito de buscar meios legais de cobrar. Para isso, reúna todas as informações possíveis, o comprovante de débito e vá à uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. De posse dele, dirija-se ao PROCON da sua cidade. Ou procure um advogado especialista em direito do consumidor, ou se dirija ao tribunal de pequenas causas. 

Cuidados Que Devemos Ter Com os Cartões 

Para garantir a nossa segurança, existem alguns cuidados básicos que devemos ter com os nossos cartões. Confira abaixo: 

• Evite colocar os cartões nas carteiras deixando as bandas magnéticas encostadas umas nas outras; 

• Não dobre os cartões; 

• Não exponha os campos magnéticos do cartão para evitar falha na hora de usar. 

• Não deixe o cartão junto da televisão, de ímãs, ou demais fontes eletromagnéticas. 

• Não exponha os cartões a altas temperaturas; 

• Não deixe os cartões próximos de chaves e de demais materiais metálicos e afiados que possam causar danos às informações da pista magnética. 

• Quando for usar o cartão para pagamento, não deixe que o levem para longe de você e que ele será usado unicamente na máquina de cartão. É muito fácil e rápido clonar a fita magnética em outro terminal. 

• Caso o lojista peça que você repita o procedimento, não o faça sem ver a mensagem de erro na máquina de cartão 

• Passe os dedos sobre várias teclas antes de digitar a sua senha. Dessa forma, você evita que ela seja descoberta pelas câmeras de infravermelho. 

• Se o seu cartão for roubado ou perdido, cancele-o imediatamente. 

• Não use caixas eletrônicos se estes estiverem vandalizados. 

Deixe um comentário