Muita gente não gosta de guardar todo o seu dinheiro em bancos. Elas acham mais seguro deixar em casa mesmo, mas bem protegido. Em um cofre, de preferência.
Nós sabemos que os ladrões estão de olho e prontos para invadir nossas casas a qualquer momento. Por isso, manter toda a renda guardada em casa pode não ser uma boa opção. Vejamos abaixo os prós e contras de guardar o dinheiro em casa. Começaremos pelas vantagens.
• Reserva pequena para despesas emergenciais: ter uma pequena quantia em dinheiro guardada em casa é uma boa ideia. Pois a gente nuncasabe quando teremos um imprevisto. Embora tenhamos outras opções de pagamentos, como o cartão de crédito, de débito, etc., muita gente evita usar e prefere pagar algumas contas em dinheiro mesmo, quando é possível. Por isso, manter uma pequena quantia em casa é sim recomendado.
• Cofrinho: quase todos os dias nós recebemos moedas e pequenos valores de troco por alguma compra feita. Em geral, esses valores são recebem o devido valor. Quando começamos a juntá-los em um cofrinho é que percebemos o quão significativos eles podem se tornar. Por isso, esse é outro tipo de economia feita em casa super recomendado.
Agora, vamos para as desvantagens de guardar dinheiro em casa:
• Segurança: esse é o primeiro e mais importante problema que uma pessoa pode ter ao guardar dinheiro em casa. Os assaltos em residências são muito frequentes e, além de a família passar por um susto imenso, ainda terá as suas economias roubadas. É uma situação muito perigosa, e que deve ser evitada, ainda mais quando existem muitas pessoas morando na mesma casa e quando há mais de um funcionário. Se a pessoa for um comerciante, a situação pode ser ainda mais arriscada. Por isso, essa situação deve ser evitada ao máximo.
• Garantia em caso de dívida: quando uma pessoa tem alguma dívida, ele tem receio de que o dinheiro que está guardado possa ser usado para quitar as suas dívidas automaticamente. Por isso, evitam deixá-lo no banco. Mas o fato é que, se a pessoa tiver uma economia, ela poderá ser usada como uma garantia no momento em que for parcelar o valor.
• Desvalorização do dinheiro: uma dica muito útil é investir o dinheiro, seja em uma caderneta de poupança, em títulos do governo, etc. Dessa forma, evita-se que o mesmo perca o seu valor de compra aos poucos. Quando o dinheiro fica parado, guardado em casa, pode ir se desvalorizando com o tempo. E, na poupança, por exemplo, mesmo que o rendimento seja pouco, ele não corre o risco de desvalorização.
Ter Um Cofre Em Casa é Seguro?
Como dissemos, manter dinheiro e objetos de valor em casa não é uma boa ideia, os riscos são muito grandes. Ainda mais quando a casa é muito frequentada e tem pessoas trabalhando por lá. Os bancos oferecem uma enorme segurança aos seus clientes e, em caso de acontecer algo, eles podem ser responsabilizados.
Embora o cofre seja uma ferramenta bem segura em si, a grande questão é sobre a movimentação de pessoas. Ainda mais quando se tem funcionários. Eles podem comentar com alguém de fora, até mesmo sem a intenção de fazer algo contra aquela família. Com isso, a segurança de todos já estará em risco, uma vez que os ladrões podem fazer reféns e exigir a combinação do cofre. Sinalizando até mesmo onde ele está instalado.
Agora, se a quantia guardada não é muito significativa, não há tanto problema. Como dissemos, é bom ter uma reserva de emergência. E um cofre pode ser um bom local para guardar até mesmo pequenos valores.