O Que Fazer Com Cartão de Crédito Não Autorizado?

Quando usamos o cartão de crédito para pagar as compras, sempre dá um friozinho na barriga de medo de o cartão ser recusado. Mesmo que a gente saiba que está com a fatura em dia, é comum sentirmos esse receio, por que há muitos erros que acontecem por diversos outros motivos, que não a falta de pagamento. 

Por isso, se esse tipo de situação acontecer, é bom conhecermos o motivo do erro para sabermos como resolvê-lo. 

Um dos problemas muito comuns de acontecer é “cartão não autorizado”. Nesse caso, não adianta nada argumentar e muito menos brigar com o lojista, dizendo que sua fatura está paga. A melhor alternativa mesmo é sempre ter uma segunda opção de pagamento. Em geral, isso acontece por algum problema no sistema do banco ou no sistema de verificação da máquina de cartão. 

Erros Relacionados Com a Mensagem “Cartão Não Autorizado” 

Os erros de códigos 04, 07, 41, 54, 62 e 63 estão relacionados com restrições no cartão. Para resolver, a única alternativa é contatar a instituição emissora do cartão para entender o que pode ter acontecido. Comexceção do código 54, que significa cartão vencido, os demais erros podem significar um bloqueio por medida de segurança, seja por que houve uma compra em valor muito alto, diferente das realizadas normalmente pelo titular do cartão, ou ainda pode indicar a inclusão do nome da pessoa nos serviços de proteção ao crédito, como SPC ou SERASA. De qualquer forma, o ideal mesmo é entrar em contato com o emissor do cartão para saber exatamente o que aconteceu. 

Quanto aos erros 05, 07, 12, 41, 51, 57 e 196, esses estão relacionados com a instituição financeira responsável por emitir o cartão e relacionam-se também ao banco. Em geral, esses erros podem significar que o limite do cartão foi estourado. 

Se acontecer o erro 51, pode ser preciso pagar a fatura avulsa para que seja liberado limite. E ainda aguardar cerca de 24 horas ou o próximo dia útil para a liberação do cartão. 

Se acontecer o erro 196, é bom solicitar ao lojista que tente mais uma vez, pois pode ter havido algum erro de digitação. 

Quando acontecer os erros seguintes: 03, 08, 12, 13, 14, 15, 82 ou N7, pode ser que alguma informação sobre a transação ou sobre o cartão esteja incorreta. Seja o tipo de cartão, o emissor, o código de segurança, ou outra informação qualquer. Nesse caso, é preciso apenas corrigir a informação que o problema estará resolvido. Se o sistema de pagamento também for incompatível com o cartão de crédito, esse problema também poderá acontecer. Nesse caso, é só substituir o cartão por um que seja compatível. 

Outros códigos que também podem aparecer são 91, 213, 215, 244, 995, 997 e 999. Eles são indicativos de que está acontecendo algum problema com o sistema de pagamentos ou ainda com o sistema da instituição financeira ou do banco. Para resolver, basta aguardar alguns minutos e tentar novamente, ou optar por outra forma de pagamento, se o problema persistir. 

Como as pessoas geralmente não sabem os significados dos erros que acontecem com os cartões, sempre ficamos constrangidos. É muito desagradável e muitos lojistas podem até pensar que o consumidor está inadimplente. O que nem sempre é verdade. Como vimos, uma grande variedade de problemas nada tem a ver com o pagamento da fatura. Por isso, é recomendável ter sempre outra opção de pagamento, para evitar situações tão desagradáveis. E se informar também sobre as causas. É muito comum os bancos bloquearem cartões de crédito por suspeita de fraude. Por isso, se acontecer uma situação semelhante com você, o melhor é sempre contatar o emissor do cartão para esclarecer, antes de brigar com o lojista. 

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