A fatura do cartão de crédito pode ser algo assustador para muitas pessoas. Em especial para aquelas que não têm muito controle e vivem estourando o seu limite.
Outra coisa que costuma acontecer e deixar muita gente de cabelo em pé é quando há alguma cobrança indevida no cartão. Caso isso aconteça, é preciso solicitar o estorno do valor.
Há ainda outras situações em que se faz necessário realizar o estorno do cartão de crédito, ou seja, o cancelamento da compra, como acontece quando o consumidor exerce o seu direito de arrependimento de compras online, quando ocorre algum tipo de fraude, e outros. É bom lembrar sempre que o estorno é um direito garantido do consumidor.
Como Funciona o Estorno no Cartão de Crédito?
Quando realizamos uma compra usando o cartão de crédito, a interface de vendas pela internet ou a máquina de cartão de crédito se comunica com a administradora da maquininha do cartão ou com a interface. Uma administradora se comunica com a outra, como uma forma de associar a instituição financeira responsável pela emissão do cartão com a bandeira do cartão. Juntos, eles são responsáveis por verificar o saldo disponível para compras no cartão e todos os dados sobre o titular do cartão, como o nome, o código CVV, a validade e outros. Se todas as informações estiverem corretas, será enviada uma autorização para o ponto de venda e também para a administradora da máquina do cartão.
Se o consumidor desistir da compra, não reconhecer o débito, se o mesmo não foi autorizado pelo titular do cartão, se acontecer algum erro, então poder ser solicitado o estorno da transação. E esse estorno acontecerá na forma de crédito. Se acontecer de o consumidor realizar a compra, pagar a sua fatura e, depois, decidir devolver o produto que comprou, também poderá solicitar o estorno. Nesse caso, o mesmo se dará no cartão em forma de crédito. Com isso, o consumidor terá um saldo positivo no cartão para realizar compras até o limite do valor do estorno. Algumas empresas preferem devolver o valor da compra em dinheiro mesmo.
Qual o Prazo Para Estorno de Cartão de Crédito
Para que o estorno pode ser contabilizado, são necessários em torno de 5 dias úteis. Para compras presenciais, o prazo conta desde o momento em que o estabelecimento é comunicado do erro. Para devolução de produtos comprados pela internet, o prazo conta a partir do momento em que o vendedor recebe o produto de volta.
Como Solicitar o Estorno do Cartão de Crédito?
O estorno irá depender muito do meio usado para realizar a compra. Acompanhe abaixo:
• Compra presencial faturada errada: se houver algum erro no momento da cobrança, o estabelecimento precisa realizar o estorno e refazer a transação, se o cliente ainda quiser. Caso o estabelecimento se negue a realizar o estorno, o consumidor precisa entrar em contato com a administradora do seu cartão.
• Desistência ou cancelamento de compra presencial: nesse caso, o estorno costuma ser feito somente no dia e no estabelecimento em que foi feita a compra. Para compras presenciais, não existe arrependimento do cliente. O estabelecimento só é obrigado a realizar o estorno em caso de alguma irregularidade. Se este não quiser estornar a compra, o consumidor deve contatar a administradora do seu cartão de crédito.
• Compra online faturada errada: o consumidor deve entrar em contato com a loja onde realizou a compra e solicitar o faturamento correto. Em caso de recusa, deve-se então contatar a administradora do cartão.
• Desistência ou cancelamento de compra online: em geral, é comum as lojas online darem um prazo para que os clientes desistam da compra, que costuma ser até i envio do produto. Além desse prazo, o cliente ainda tem mais 7 dias a contar da data do recebimento. O consumidor precisa apenas entrar em contato com a loja que esta cuidará da logística reversa para que o produto retorne para a loja.