Posso Fazer a Portabilidade de Salário Devendo ao Banco?

Todo trabalhador tem direito à portabilidade do salário. E funciona da seguinte forma: quando o trabalhador é contratado, a empresa abre uma conta salário para que o empregado possa receber o seu salário. Essa conta é isenta de tarifas. E o trabalhador também não é obrigado a ficar vinculado à uma instituição bancária que não deseja. Por isso, caso queira, ele poderá transferir o seu salário para o banco da sua preferência. 

A transferência da conta para outro banco é gratuita. O banco também não pode se negar a seguir com a portabilidade para o cliente. 

Ao transferir a sua conta salário para outro banco, o trabalhador mantêm o mesmo benefício de isenção de tarifas. 

Mesmo Devendo o Banco Eu Posso Fazer a Portabilidade do Salário? 

Como regra geral, o banco não pode se negar a fazer a portabilidade do salário, ainda que o cliente tenha contraído um empréstimo. 

Porém, o banco pode tentar causar uma certa dificuldade para o cliente, fornecer informações que não são coniventes, ou coisas parecidas, para dificultar a transferência. 

De acordo com o Banco Central, se o cliente com conta salário tiver contratado empréstimo ou financiamento em algumas situações peculiares, o banco pode descontar as parcelas do salário, mas isso precisa ser previamente autorizado pelo cliente. Fora isso, não existe qualquer norma que permita que o banco desconte 30% do valor do dinheiro do cliente antes de ele efetuar a portabilidade. 

No caso de haver algum vínculo entre o salário do cliente e o empréstimo, existem algumas regras a serem seguidas. 

Crédito Consignado em Conta Salário 

O crédito consignado é uma opção de empréstimo que existe desde 2003, quando Luís Inácio Lula da Silva implementou em seu primeiro mandato. O seu objetivo era impulsionar o crescimento econômico do Brasil através de empréstimos a taxas de juros bem menores. E cujo desconto seria feito na própria folha de pagamento do empregado. 

Os juros são menores porque as parcelas são debitadas diretamente na conta. Dessa forma, o risco de inadimplência é quase nulo. E os bancos conseguem, também, oferecer mais facilidade na contratação. 

E Como Fica a Dívida Se o Cliente Fizer a Portabilidade do Salário? 

Essa é uma dúvida muito comum entre os cidadãos que contratam o empréstimo. Quando fazemos a portabilidade do salário, o mesmo continua caindo no banco de origem, onde a empresa abriu a conta. E este, por sua vez, é quem transfere o salário para a conta de destino do empregado. Assim, quando ele faz a transferência, o valor já cai descontando o valor do empréstimo. 

Mas isso só é possível, como dissemos, se o contratante do empréstimo tiver autorizado previamente o desconto. 

Como Fica o Empréstimo Em Casos de Demissão? 

Quando é demitido, o empregador precisa solicitar ao banco o encerramento da conta salário. Sendo assim, será preciso buscar novas opções de cobrar o empréstimo do cliente, caso ainda tenha prestações a pagar. 

Em alguns casos, o banco desconta 30% do valor recebido de rescisão, ou até o valor total. Mas ambas situações precisam ser autorizadas previamente pelo cliente. Que pode, também, procurar o banco e tentar negociar outras formas de pagamento. É importante entrar em contato com o banco para decidirem como será feito a partir da demissão. Lembre-se sempre de que, se optar por pagar o restante da dívida à vista, o banco deve reduzir os juros cobrados em cada prestação. 

O crédito consignado é uma boa opção para quem precisa do dinheiro e quer evitar a cobrança de altas taxas de juros, que costumam ser bem atrativas nesse caso. 

De qualquer forma, avalie bem a sua situação e se realmente precisa do empréstimo.

7 comentários em “Posso Fazer a Portabilidade de Salário Devendo ao Banco?”

  1. boa noite, eu sou servidor público municipal, tenho uma conta corrente no BRADESCO, hoje eu tenho um empréstimo pessoal débito em conta no BRADESCO, agora quero fazer a portabilidade para o ITAÚ, o valor das parcelas serão debitados da minha conta corrente no BRADESCO e o resto do meu dinheiro será transferido para a minha nova conta no ITAÚ?

  2. devo para o banco do brasil meu salario ta quase tudo comprometido com o banco posso fazer a portabilidade

  3. Se o cliente tiver devendo o décimo terceiro salário ao banco de origem, ele pode reter o décimo terceiro e não Fazer a portabilidade pra o novo banco?

  4. Devo ao Itaú, porém solicitei a portabilidade e fui descontada, entrou no outro banco o valor com desconto..Isso pode?

Deixe um comentário