Posso Fazer a Portabilidade de Salário Para Caderneta de Poupança?

A portabilidade do salário é uma boa opção para os trabalhadores que não desejam se manter presos ao banco que a empresa estipulou. Por meio dela, o empregado pode transferir os recursos do seu salário para uma outra conta que desejar em qualquer instituição financeira em que tenha ou não uma conta. 

O fato é que muitas pessoas desejam fazer a portabilidade do seu salário para uma conta salário, para não precisarem pagar tarifas de conta corrente e ainda fazerem o seu dinheiro render. 

Porém, como nem sempre eles têm informações suficientes, acabam abrindo uma conta corrente mesmo ou até desistindo de fazer a portabilidade. 

Tudo o que a empresa depositar para o empregado a título de salário, proventos, férias, 13ª salário, e etc., pode ser transferido para a conta que o beneficiário escolher, de forma gratuita e sem nenhum desconto. 

O banco não pode se negar a fazer a portabilidade. Ainda que ele crie algum obstáculo, saiba que todo trabalhador tem direito à portabilidade gratuita. 

Para transferir o salário de uma conta para outra, o banco utiliza a TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou a TEC (Transferência Especial de Crédito) 

Assim, o empregado pode solicitar a portabilidade para uma conta corrente, conta eletrônica, conta conjunta ou para a caderneta de poupança. 

Porém, no caso da caderneta de poupança, há uma situação a se considerar. Não são todos os bancos que permitem transferência via TED para conta poupança. Pois os bancos não são obrigados a aceitar esse tipo de transferência para esse tipo de conta. 

É por isso que, antes de solicitar a portabilidade para uma conta poupança, verifique antes com o banco se ele aceita essa situação. Caso não aceite, o valor transferido voltará para a conta do banco de origem. 

Quais Vantagens os Bancos Oferecem Para a Portabilidade do Salário? 

Confira abaixo as vantagens oferecidas pelos principais bancos: 

• Caixa Econômica Federal: a Caixa oferece até 2 extratos da movimentação feita nos últimos 30 dias, 2 consultas de saldo mensais, emissão do cartão magnético, 5 saques mensais, não cobra tarifa de transferência automática da conta salário, prazos e taxas diferenciados para casos de financiamento habitacional, condições especiais em linhas de crédito, desconto em tarifas bancárias ou isenção total. 

• Santander: o cliente tem a chance de escolher a conta que mais combina com o seu perfil, e tem acesso às taxas diferenciadas em produtos de crédito e de investimento. 

 Itaú: o cliente ganha desconto que pode chegar a 10% ao contratar o seguro automóvel, 50% de desconto em teatro e cinema e ainda tem um prazo de até 90 dias para que possa pagar a primeira parcela do crédito pessoal. 

• Banco do Brasil: o cliente que desejar fazer a portabilidade para o Banco do Brasil poderá usar o app do banco para poder migrar a sua conta-salário. Além do mais, o banco também oferece taxas bem mais atrativas para muitas formas de crédito. O banco também oferece um pacote de serviços e também anuidade grátis por um ano no cartão Ourocard. 

• Bradesco: no caso desse banco, ele oferece algumas vantagens que, conforme a parceria firmada entre as empresas públicas e privadas, podem variar. Outra coisa que eles também consideram é o perfil de cada cliente. 

• Banco Inter: um banco 100% digital e não cobra nada para realizar operações. Oferece conta corrente sem tarifas de manutenção, cartão de crédito internacional isento de tarifas, transferências ilimitadas para qualquer uma conta bancária, depósito via boleto bancário, cartão de crédito internacional isento de tarifas, alerta de compras via SMS (sem custo adicional), pagamento por QR Code por meio de app e depósito de cheque via app.

Comentários (0)
Comentar