Como Fazer Transferência no Fim de Semana? Quando Cai o TED e DOC no Sábado, Domingo e Feriado? 

Uma dúvida bem recorrente é sobre transferências realizadas fora de dias úteis. Bom, antes de falarmos especificamente sobre essa questão, vamos lembrar como funcionam os prazos de compensação de TED e DOC. 

Quais os Prazos de Compensação de TED e DOC? 

Cada uma das formas acima possui um prazo de compensação diferente. 

A TED, Transferência Eletrônica Disponível, é uma boa opção para as pessoas que precisam transferir valores para contas em bancos diferentes do seu. Mas também pode ser entre contas do mesmo banco. É possível realizar TED pelo internet banking ou pelos caixas eletrônicos. 

O prazo de compensação da TED é um dos seus melhores atrativos. Em geral, o valor transferido caia na conta do destinatário no mesmo dia em que foi enviado. Demora apenas alguns minutos, desde que seja feito em dias úteis e dentro do horário. Para se certificar do horário limite, basta ligar no seu banco.  

O DOC, Documento de Ordem de Crédito, também pode ser usado para transferir dinheiro entre contas de bancos diferentes ou não. As diferenças básicas entre TED e DOC são os limites e o prazo de compensação. No caso da TED, não existe limite para ser transferido. É possível enviar qualquer valor para outras contas. Já o DOC possui um limite máximo de R$ 4.999,99 por dia. E quanto ao prazo de compensação do DOC, ao contrário da TED, não acontece no mesmo dia da transferência. Os valores transferidos costumam cair na conta do favorecido somente no próximo dia útil, desde que enviados em dias úteis e dentro do horário limite. Ou seja, para o DOC, a compensação ocorre em D+1. 

E Como Ficam as Transferências Feitas na Sexta Feira, em Fins de Semana e Feriado? 

No caso da TED feita na sexta feira, existem duas possibilidades: 

Transferência até as 17 horas: nesse caso, o dinheiro cairá na conta no mesmo dia, após alguns minutos. 

Transferência após as 17 horas: nesse caso, a transferência não poderá ser feita no mesmo dia. Será preciso agendar para o próximo dia útil. Por isso, é preciso ficar atento aos horários, caso precise que o dinheiro cai na conta no mesmo dia. 

Para o DOC também existem dois cenários possíveis: 

• Transferência até as 22 horas: o valor transferido cairá na conta no próximo dia útil após a transferência. No caso, na segunda feira, se não for feriado. 

Transferência após as 22 horas: a compensação não poderá ocorrer no próximo dia útil. Será preciso agendar a transferência para a segunda, se não for feriado. Daí, o valor só cairá na conta no próximo dia útil, ou seja, na terça feira. 

TED Sábado, Domingo e Feriado 

Uma TED feita em finais de semana e feriado será agendada para o próximo dia útil. Assim, o valor cairá na conta no mesmo dia em que for transferido. 

DOC Sábado, Domingo e Feriado 

No caso do DOC, a regra é um pouco mais complicada. Quem precisa realizar um DOC em finais de semana, deve saber que a transferência será agendada para o primeiro dia útil seguinte. E o valor só cairá na conta no dia útil subsequente ao envio. Ou seja, se hoje for sábado ou domingo e você agendar um DOC, ele será transferido na segunda, se não for feriado, e cairá na conta do beneficiário na terça. 

Agora, se a transferência for feita em um feriado, seguirá a mesma regra. Com a diferença de que é preciso considerar o dia da semana em que o feriado caiu. Feriado na quarta-feira, o valor só cairá na conta na sexta. Feriado na quinta, o valor cairá na segunda. Feriado na sexta, a transferência será agendada para segunda, e cairá na conta na terça.

Deixe um comentário