Qual a Tarifa de TED e DOC dos Bancos?

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas estão usando o serviço de transferência eletrônica de valores quando precisam enviar dinheiro para uma outra conta do mesmo banco e de bancos diferentes. As duas formas mais conhecidas são a TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Crédito). Existem também outras maneiras de realizar transferências, como os cheques comuns, cheques administrativos e saques em dinheiro para depositar na conta de destino. Porém, essas últimas opções de transferência estão sendo cada vez menos usadas, devido ao aumento do número de fraudes. 

Esses serviços proporcionam mais praticidade nas transações, pois não há nenhuma necessidade de o cliente se dirigir até uma agência bancária para realizar a transação e enfrentar filas. É possível fazer tanto DOC quanto TED da nossa casa, usando a internet, ou também pode ser feita pelos caixas eletrônicos. No entanto, o número de pessoas que realizam essas operações pela internet é bem maior. 

Além da praticidade, o custo de realizar as transferências usando meios eletrônicos é bem menor do que se forem feitas de forma pessoal. Isso sem falar na segurança que é para o cliente. Aliás, a segurança é um dos principais motivos de as pessoas realizarem DOC e TEC. Os bancos estão cada vez mais preocupados em aumentar a segurança nas operações.

Qual o Valor das Tarifas Em Cada Banco? 

O valor das tarifas cobradas pelos serviços de transferência eletrônica varia de um banco para o outro. Os serviços de TED e DOC costumam ser isentos de tarifas dependendo do pacote contratado pelo cliente. Confira abaixo os valores cobrados pelos principais bancos: 

                                               DOC                              TED         

Caixa Econômica – Pessoal  Eletrônico     Pessoal  Eletrônico 

                                     17,50     9,50                   17,50      9,50 

Santander                  17,40     9,40                   17,40      9,40 

Bradesco                    17,85     9,50                    17,85      9,50 

Banco do Brasil        18,85     9,70                    18,85      9,70 

Itaú                              17,90     9,75                   17,90      9,75 

 

Na hora de escolher o pacote ideal, que atenda bem às suas necessidades, considera aquele que tenha a quantidade de serviços que você realmente irá usar, e dê preferência para o pacote que ofereça descontos para serviços avulsos. 

Outra dica de economia é, antes de efetuar a transferência, verificar se não terá que efetuar nenhuma outra para a mesma conta nos próximos dias. Assim, você economiza realizando apenas uma transação. 

Qual a Melhor Opção: TED ou DOC? 

A resposta vai depender de alguns fatores. Se a pessoa estiver com urgência que o dinheiro caia na conta, então a melhor opção é a TED, que não precisa passar por compensação bancária. O valor cai na conta de destino no mesmo dia da transferência. O horário limite para realizar uma TED é até as 17h de dias úteis. E não tem como cancelar a transferência após o envio, pois é automático. Não há limite para uma transferência via TED. 

O DOC possui um limite máximo a ser transferido de R$ 4.999,99. E não cai na conta no mesmo dia. Em geral, costuma cair somente no dia seguinte à transferência. O horário limite para a realização de um DOC é até às 21:59h de dias úteis. Como a sua compensação será feita à noite, é possível cancelar a transferência sem nenhum problema. 

Tanto o DOC quanto a TED podem ser feitas para contas do mesmo titular ou para terceiros, sem custos adicionais. 

Quando as transações são feitas fora da agência, a maioria dos bancos costumam cobrar apenas metade da tarifa tanto do DOC quanto da TED. Por isso, se você ainda não tem acesso ao internet banking, cadastre-se e passe a economizar nessas transações. 

Essas duas modalidades de transferências foram criadas tanto para tornar o dia a dia dos clientes mais prático e os serviços bancários também. Além de aumentar de forma significativa a segurança dos usuários. Pois o número de fraudes vem aumentando de forma assustadora a cada dia. 

Deixe um comentário