Cartão BNDES: Como Funciona e Como Fazer?

Um empresário que possui uma micro, pequena ou uma média empresa, que lucrem até 90 milhões por ano, e que queira ampliar o seu negócio, tem a chance de solicitar uma opção de crédito ideal para o seu negócio.  

Isso porque o BNDES, ou Banco Nacional do Desenvolvimento, oferece um cartão que o empresário pode usar para financiar a compra d materiais, insumos e serviços de que necessita. As taxas de juros são bem menores que as praticadas pelo mercado, com o objetivo de impulsionar o crescimento do negócio. 

O cartão de crédito do BNDES possui as principais funções que um cartão de crédito comum possui. O cliente pode até parcelar as suas compras, desde que o não ultrapasse o limite que o banco determinou. 

Uma outra característica do cartão BNDES é que, com ele, o empresário não consegue pagar nenhuma compra à vista. Exatamente por ele ser um cartão específico para financiamento. Caso a pessoa queira antecipar o pagamento de alguma parcela, deverá contatar o banco que emitiu o cartão. 

Para que esse crédito seja concedido, existe uma cobrança de taxa já pré-fixada, e ele permanece a mesma desde o início até o fim do pagamento. Não existe cobrança de anuidade e há ainda uma outra taxa, que é a de abertura de crédito. O valor dela varia de um banco para outro. 

Para solicitar o cartão, é preciso que a pessoa seja correntista do banco, pois o débito das prestações acontece diretamente na conta corrente, de forma automática. Atualmente, os bancos que emitem o cartão do BNDES são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Banco do Nordeste, Bradesco, Banestes, Sicredi, Banrisul, Sicoob e Itaú. 

Como Solicitar Um Cartão do BNDES? 

Existem duas formas de solicitar, pelo site e pelo banco. Confira abaixo: 

Pelo site do BNDES: 

• É preciso acessar o portal de operações do cartão BNDES e clicar no link “solicite o seu cartão”. 

• Em seguida, deve-se informar o CNPJ e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

• Agora, é a hora de informar o banco em irá fazer o seu cartão. Mas lembre-se que é preciso ter uma conta corrente no banco. 

• Depois, é só preencher a proposta de solicitação do cartão e apresentar a documentação solicitada. 

Pelo banco: 

• É preciso que o empresário se dirija a uma agência bancária onde fará a solicitação do cartão, de posse dos seguintes documentos: Contrato Social da empresa, Balanço Patrimonial, ata de eleição dos administradores, certidão de regularidade do FGTS e a Certidão Negativa de Débito (CND). Caso a documentação esteja toda correta, o cartão será emitido em cerca de 30 dias corridos. 

Pode ser que o banco solicite alguma outra documentação além dessas informadas. 

Para Quem se Destina o Cartão do BNDES? 

Para os empresários donos de micro, pequenas e médias empresas, cujo faturamento seja de até 90 milhões por ano, e que tenham sua sede no Brasil. Não têm direito de solicitar o cartão pessoas físicas, produtores rurais que não possuam CNPJ, além de algumas outras atividades econômicas que são consideradas incompatíveis com a política de crédito do BNDE como, por exemplo, atividades bancárias, uma vez que já recebem incentivos fiscais, os donos de motéis, o comércio de armas e saunas. 

Para o BNDES, não existe um tempo mínimo de mercado para solicitar o cartão. Porém, o banco tem a liberdade de exigir.  

Outra informação importante é que a empresa não pode ter nenhuma irregularidade no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nem no pagamento do INSS, nos tributos federais e nem na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Deixe um comentário