O comprovante de renda é o documento capaz de comprovar a sua renda, quais são os seus rendimentos.
Existem várias situações em nosso dia a dia que necessitam de comprovação de renda. A questão é que ainda tem muita gente que não sabe exatamente quais documentos podem ser usados para essa finalidade. Tem gente que até pesquisa como fazer um comprovante de renda pela internet. Só que esse tipo de documento não é válido.
Algumas situações que necessitam dessa comprovação são:
• Contratação de empréstimo;
• Para financiamento de veículo, de bens, de móveis e imóveis, de equipamentos;
• Para solicitar um cartão de crédito, ainda que não tenha vínculo com uma conta bancária;
• Compras no crediário;
• Para comprar um imóvel;
• Para aderir um financiamento estudantil;
• Para alugar um imóvel;
• Para abrir uma conta corrente;
O comprovante de renda é um documento muito importante tanto para quem compra, quanto para o vendedor, para pessoa física ou jurídica. Enfim, é uma segurança a mais para todos.
Quais Documentos Podem Ser Usados Como Comprovante de Renda?
Algumas situações vários documentos como comprovante de renda. Outras situações, porém, especificam bem quais documentos são aceitos.
Confira abaixo a relação dos principais documentos aceitos como comprovante de renda:
• Holerite: ou contracheque. Esse é o comprovante de renda mais conhecido, mais específico e também aceito em todas as situações. Nele, constam todas as informações referentes à renda do trabalhador, como horas extras, os descontos, e muito mais. Tudo de forma bem detalhada. É comum as empresas solicitarem os contracheques dos últimos três meses.
• Declaração de Imposto de Renda: esse também é um dos documentos mais aceitos para comprovar a renda de alguém. Com essa declaração, o indivíduo está apresentando ao credor o valor total de rendimentos que ele teve no ano anterior. Junto com a declaração, é possível que sejam solicitados alguns outros documentos para complementar e atestar as informações. O extrato bancário é um exemplo de documento complementar.
• Extrato Bancário: quanto ao uso do extrato bancário como comprovante de renda, ainda há controvérsias. Se não houver nenhuma objeção, ele poderá ser aceito. Nesse caso, pode haver a necessidade de informações dos últimos 3 meses, para que seja possível calcular uma renda média. Em termos legais, o extrato bancário não é um comprovante de renda, mas pode ser um indicativo de renda. Isso faz com que, em algumas situações, ele seja aceito para essa finalidade.
• Carteira de Trabalho: esse documento também é capaz de comprovar a renda de um trabalhador ativo, pois apresenta o salário base do mesmo.
• Decore: ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é um documento ainda pouco conhecido pela população. Ele deve ser elaborado por um profissional contábil. Para isso, será preciso reunir todos os documentos relativos à sua renda, como recibos de aluguéis, extratos bancários, comprovantes, declaração de Imposto de Renda, e tudo o que estiver relacionado com a renda do indivíduo.
Aposentadores, Pensionistas e Beneficiário – Como Comprovar a Renda?
As pessoas que se enquadram em uma das situações acima podem usar a Declaração do Imposto de Renda para comprovar a mesma.
Em casos de pessoas com o nome sujo, mesmo que elas comprovem a sua renda, será difícil conseguir um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Nesse caso, antes de se ocupar de reunir todos os documentos solicitados, é preciso, antes de mais nada, limpar o nome.
No mais, é importante manter atualizados todos os documentos muito bem organizados e os seus extratos atualizados. Guarde todos os recibos de aluguéis também.