Como Funciona o Limite de Crediário

O crediário era uma forma muito comum de financiarmos as nossas compras. Os carnês eram uma das formas usadas de crediário. Eles eram feitos na própria loja e eram as alternativas usadas antes da democratização dos cartões de crédito.  

Essa opção de pagamento ainda existe em alguns lugares, mas estão perdendo o seu espaço para as instituiçõesfinanceiras, para os bancos e para as operadoras de cartão.  

Limite de Crediário 

O momento de definir o limite do crediário é um dos mais importantes quando se trata de vendas no crediário. Para manter a saúde financeira da empresa, é importante definir com antecedência quais as regras serão seguidas para as vendas a prazo. E como proceder quando algum cliente atrasar o pagamento. Além do mais, é importante: 

• Definir o seu público alvo. Quais critérios serão adotados no momento de avaliar o cliente? Escolha o perfil do cliente que deseja alcançar. 

• A abertura do crediário deve permitir a abertura de crédito para o consumidor sem comprometer as finanças da loja. 

• Mantenha o cadastro dos seus clientes sempre atualizado e organizado. De acordo com ele, será possível calcular qual o limite de crédito disponibilizar para determinado cliente e até quantas parcelas seria o ideal para ele, de acordo com o seu perfil. 

• Esteja preparado para possíveis inadimplências. É preciso assumir alguns riscos para pôr em prática essa forma de financiamento. Estendendo os prazos de pagamento, é possível que o lojista esteja aumentando a possibilidade de inadimplência. É bom que ele saiba disso e esteja preparado. Existe um nível de risco que o comerciante deve expor para conseguir alavancar as suas vendas. 

Vantagens do Crediário 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o crediário pode ser uma ótima forma de financiar as suas compras. Confira abaixo as principais vantagens que essa alternativa oferece tanto para o consumidor quanto para o lojista: 

• Prazos mais longos de financiamentos: como uma estratégia de alavancar as vendas, algumas lojas oferecem crediário próprio e oferecem um prazo de pagamento mais longo que os cartões de crédito. O financiamento pode chegar a até 48 vezes. Enquanto que os cartões de crédito, geralmente, oferecem o parcelamento de até 12 vezes. 

• O cliente pode negociar com o vendedor: o consumidor pode conversar com o lojista e tentar negociar uma taxa de juros menor, ou mesma o corte dos mesmos, caso o cliente tenha um bom histórico de pagamentos. 

• Juros menores: embora o prazo de pagamento seja maior, as taxas de juros do crediário costumam ser menores que demais formas de financiamentos. Quando a empresa oferece esse tipo de benefício para o cliente, é por que possui uma boa estratégia de vendas e possui uma certa folga financeira. Com isso, ela consegue facilitar um pouco mais para o consumidor. 

• Fidelização de clientes: quando se fala em benefícios para o lojista, o principal deles é que ele conquista os seus clientes com tantas facilidades. O lojista pode ainda oferecer certos prêmios para que o seu cliente possa sempre lhe dar a preferência, como parcelamentos sem entrada, o cliente com bom histórico de pagamento pode ganhar um prazo mais estendido de pagamento, um cartão fidelidades, juros menores, ou ainda maiores limites de compras. Fica a critério do lojista. 

• Contribui para o aumento das vendas: além de todos os benefícios citados, o crediário pode ser um bom aliado para o lojista que precisa alavancar as suas vendas. Nem todas as pessoas possuem cartão de crédito. E, mesmo aqueles que têm, podem preferir o crediário a ele, desde que as opções sejam mais favoráveis. 

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