Uma das formas de pagamento mais usadas hoje em dia é cartão de crédito. É uma tarefa muito difícil encontrar quem nunca teve ou não tem um. Nos últimos tempos, ficou ainda mais perigoso andar com dinheiro na bolsa, por que os roubos aumentaram assustadoramente. E os cheque, que antes eram uma das principais formas de pagamento, estão caindo em desuso. Até por que eles costumam causam muitos problemas para o emissor.
Uma questão importante é que a grande maioria das pessoas não sabe o que significam os números informados no cartão. Em geral, as pessoas nem se atentam para essa informação. Podem até pensar que estão ali aleatoriamente, sem conter nenhum significado importante. Vamos conhecer abaixo o que cada um desses números descritos no cartão representam:
• Os 6 primeiros dígitos referem-se à bandeira do cartão. Mastercard usa os números 51, 52, 53, 54 e 55. Visa adota o número 4 no início. American Expressa usa o 34 ou o 37. São padrões adotados internacionalmente edefinidos pela ISO/IEC 7812, no ano de 1989. O objetivo era padronizar as movimentações financeiras.
• Os cartões de crédito, também de acordo com a norma, podem começar apenas com os números 3, 4, 5 e 6.
• Os primeiros números da fileira significam os sistemas de fidelidade, etc.
• Os outros números são usados para identificar o cliente, identificar agência bancária, quais são as bandeiras que aquele cliente pode usar, entre outras coisas.
• Na parte traseira do cartão existem três números. Eles representam mais uma ferramenta de segurança. Eles são feitos pela instituição que emite o cartão. O cálculo desses números é feito assim que os dados do usuário são criptografados e é definida a data de validade do cartão.
• O último número do cartão é considerado o mais importante. É um verificador de segurança criado por um engenheiro da IBM chamado Hans Peter Lunh. Esse algoritmo é usado para garantir a segurança do usuário, pois impede que o cartão seja clonado por hackers.
Vantagens do Cartão de Crédito
Além de segurança, o cartão de crédito ainda oferece várias vantagens para o usuário. Vejamos abaixo as principais delas:
• Poder de compra: quase sempre quando saímos de casa, encontramos na rua alguma coisa que precisamos muito e, que por vezes, está em oferta. Ou seja, o momento exato para comprarmos o item. Mas nem sempre temos o dinheiro em mãos na hora. Quem tem o cartão de crédito pode ter um forte aliado nessa hora. Já que ele permite comprar o item sem juros e com um bom prazo para pagar. E hoje em dia, quase 100% dos estabelecimentos comerciais aceitam pagamentos em cartão.
• Conveniência: uma vez que seu cartão de crédito está com você, se avistar algo que precisa muito comprar, você não precisa se dirigir ao banco, ou caixa eletrônico, para sacar o dinheiro. Além do mais, as compras podem ser feitas até mesmo sem sair de casa e a qualquer hora.
• Economia: para quem pensa que o cartão não ajuda a economizar, está muito enganado. Quem tem cartão de crédito pode realizar compras pela internet, onde os preços, quase sempre, são bem mais baixos que os preços das lojas físicas. E ainda dividir de várias vezes e sem juros e ganhar até 40 dias para pagar. Ou seja, você terá tempo para se organizar até que a fatura chegue. Para isso, basta identificar o melhor dia para compra no seu cartão.
• Imprevistos: para quem pensa que imprevistos não acontecem, está muito enganado. E o cartão de crédito pode ajudar nesse momento também. A grande parte das pessoas não guarda uma parte do seu salário, não tem nenhuma reserva de emergência. Isso pode causar um grande problema. Mas, se ela tiver um cartão de crédito, poderesolver a questão, dependendo do que seu limite. Um exemplo é um problema de saúde repentino. Isso não dá para esperar até que a pessoa consiga dinheiro. A solução é recorrer ao cartão de crédito.