A caderneta de poupança é a preferida dos brasileiros quando se trata de poupar dinheiro. É uma modalidade de investimento que faz muito sucesso aqui no Brasil. A única reclamação dos usuários é com relação aos seus rendimentos. Uma vez que outros investimentos rendem muito mais que ela. Mas ainda assim é a mais procurada quando o brasileiro quer poupar.
O governo é quem estabelece quais serão as regras de rendimento da poupança. E, mensalmente, os juros das contas são atualizados. Além do mais, o usuário ainda tem a possibilidade de realizar vários serviços bancários em sua conta, como transferências, saques e pagamentos.
Cartão de Débito da Conta Poupança
Ao abrir uma conta poupança, o cliente receberá um cartão magnético para que possa movimentar a sua conta. O cartão permite ao usuário realizar saques em caixas eletrônicos e muito mais. É comum esses cartões virem com as funções de débito e de crédito, de acordo com as regras estabelecidas no contrato. Se o cartão possuir as bandeiras Visa Electron e Mastercard Maestro são usados apenas na função de débito. É muito mais comum usar a função débito no cartão da conta poupança.
Praticamente todos os cartões magnéticos disponibilizados aos correntistas de conta-poupança são de débito.
A remuneração da conta poupança é baseada no sistema de aniversários. Assim, o cliente consegue se programar melhor antes de retirar o seu dinheiro, para aproveitar os rendimentos relativos ao mês.
Ao realizar pagamento com o cartão de débito da conta poupança, o valor da compra será debitado automaticamente do saldo disponível da sua conta. Caso não haja saldo na conta, o cartão não poderá ser usado na função de débito.
Desde que as bandeiras do cartão sejam aceitas pelo estabelecimento, é possível usá-lo para realizar compras, pagar contas, abastecer o seu veículo, e muito mais.
Cartão de Crédito da Conta Poupança
O cartão da poupança pode ou não ter a função de crédito. No momento em que for abrir a conta, o ideal e conversar no banco e, caso queira, verificar a possibilidade de ter um cartão de crédito também. Mas os bancos não são obrigados a liberar um cartão de crédito para quem tem conta poupança.
Caso seja possível ter o cartão com a função de crédito de uma conta poupança, o seu limite deve ser estabelecido levando em conta os comprovantes solicitados pelo banco ou o saldo da conta poupança.
É importante frisar que os custos relativos ao cartão de crédito, como juros, anuidade, multas e demais tarifas que possam existir, são de responsabilidade do cliente.
Cuidados na Hora de Usar o Cartão da Conta Poupança na Função de Débito
Vale a pena lembrar que só podemos gastar na função débito aquilo que temos disponível na nossa conta. Caso contrário, caímos no “cheque especial”. Outra questão importante é que a principal função da conta poupança é poupar. Por isso, evite levar o seu cartão quando sair, a menos que realmente precise, para evitar que cai em tentação e gaste o que não deve. Senão, a sua estratégia de economizar estará perdida.
O ideal é sempre ter um valor para gastar que não interfira nas suas economias. E ter disciplina para não gastar além desse valor. Afinal de contas, economizar é muito mais fácil do que gastar. Se não tomar cuidado, o dinheiro que você poupou com tanto sacrifício poderá sair por entre seus dedos de uma maneira quase que instantânea.
Se você gastar todo o saldo da sua conta poupança, e ela ficar zerada, ela será encerrada automaticamente. Por isso, evite retirar todo o saldo que estiver nela.