Quantas Horas Uma TED Cai Na Conta? 

As Transferências Eletrônicas Disponíveis, ou TED, como são mais conhecidas, são consideradas a forma mais rápida e prática de transferir recursos de um banco para outro. O valor cai na conta no mesmo dia. Normalmente, demora no máximo 30 minutos para que o valor esteja disponível na conta poupança ou conta corrente do destinatário. 

Quando Uma TED Pode Ser Enviado? 

Uma TED deve ser enviado somente em dias úteis, e respeitando o horário de funcionamento da instituição financeira, e que pode variar de uma instituição para a outra. Por isso, é sempre recomendado consultar a instituição antes de realizar a transação. Em certos bancos, o horário de envio de TED é de 06h às 18h. Em outros, porém, é de 09h às 16h. 

Quanto Tempo Demora Para Uma TED Cair Na Conta? 

Se a TED for enviado dentro do horário de funcionamento da instituição financeira, então o valor é creditado na conta do destinatário no mesmo dia. Em geral, não demora mais que 30 minutos. 

Se a transferência for feita após o horário comercial, então a TED será agendada para o próximo dia útil. Em algumas instituições financeiras, elas costumam efetivar as transferências agendadas somente no fim do expediente. Por isso, o ideal mesmo é evitar realizar a transferência fora do horário. 

Por Que Algumas TEDs Demoram Para Cair Na Conta? 

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) foi criada com a intensão de ser uma operação quase instantânea. Sendo realizada dentro do horário comercial, em geral ela cai em até 30 minutos na conta do destinatário. Em alguns casos, no entanto, esse prazo pode se estender.  

O que acontece é que a transferência não acontece de forma 100% eletrônica em todos os bancos. Pode acontecer de demorar até 3 horas para que a transferência seja finalizada pois, em algumas instituições financeiras, pode haver a necessidade de validação manual, que é feita pelo departamento segurança do banco. É preciso aguardar a liberação da transferência, que é feita por um funcionário. Isso é feito com a intenção de evitar fraudes. A TED, porém, não leva mais que 30 minutos para ser concluída. 

Porém, mesmo que seja preciso realizar esse procedimento, a TED tem que cair na conta no mesmo dia, desde que seja efetivada dentro do horário comercial. Se não cair, o consumidor pode entrar com uma reclamação no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) ou na Ouvidoria dainstituição em questão. 

Vejamos abaixo os principais motivos que podem levar ao atraso na efetivação da TED:  

• TED precisa passar por validação manual ou por procedimento de segurança: como dissemos acima, nesse caso, a TED é efetivada somente após a análise do setor de segurança da instituição financeira. 

• Dados incorretos: a transferência é devolvida se houve alguma divergência ou erro nos dados da conta do destinatário. Nesse caso, a devolução ocorrerá no mesmo dia, se a transferência tiver ocorrido dentro do horário comercial. Ou no dia útil subsequente. 

• TED enviada fora do horário comercial ou em dia não útil: se isso acontecer, somente no próximo dia útil é que a transferência será realizada. 

• Cliente seleciona DOC ao invés de TED: o DOC não cai na conta no mesmo dia. Por isso, se o cliente selecionar essa opção ao invés de TED, a transferência poderá demorar até 3 dias úteis para ser efetivada.  

• TED agendada para outra data: pode acontecer também de o cliente selecionar outra data para a transferência no momento do agendamento. Nesse caso, a efetivação se dará somente na data agendada. 

São situações comuns e que, com exceção da primeira, dependem somente de atenção. Por isso, no momento de realizar a transação, observe bem e confira com atenção os dados informados. 

Deixe um comentário