É Possível Pagar Boleto Com Cartão de Crédito? Veja Como Funciona 

O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil, desde que seja usada da forma adequada. Podemos usá-lo como uma linha de crédito que nos possibilita realizarmos compras à vista ou parceladas. Também permite empréstimos em casos de emergência, e uma função que pouca gente conhece é que permitir também o pagamento de contas e de boletos. Veremos mais abaixo como usar o cartão de crédito para essa finalidade. 

Como Pagar Boletos Com Cartão de Crédito 

O pagamento de boletos é feito usando o limite do cartão de crédito. Mas não podemos pagar qualquer tipo de boleto ou de conta dessa forma. Um exemplo do que não é possível pagar é o próprio boleto do seu cartão de crédito. 

Quem tem a intenção de usar o cartão para pagar coletos e contas, precisa ficar atendo às tarifas extras cobradas para esses serviços e também o IOF, que incide sobre todas as transações financeiras. Podem também ser cobrados juros, como se o cliente estivesse realizando um empréstimo. Veja abaixo o passo a passo de como realizar o pagamento do boleto com o cartão de crédito: 

• Acesse o internet banking do seu banco; 

• Insira os seus dados para acessar a sua conta; 

• Procure a opção de “Pagamento”; 

• Digite o código de barras do seu boleto; 

• Nas opções de pagamento, escolha “cartão de crédito”, 

• Finalize autorizando o pagamento. Isso será possível após o cliente informar a senha, ou código de verificação. Isso varia de um banco para o outro. 

Para usar o smartphone, pode ser preciso cadastrar uma senha exclusiva. Muitos bancos exigem que o cliente vá até uma agência bancária para realizar esse procedimento. 

Também é possível pagar boletos com cartão de crédito usando o telefone, através da Central de Atendimento do Cartão, mas somente em alguns bancos. Nesse caso, o cliente ligue na Central de Atendimento do seu banco, escolhe a opção de “pagamento de boletos” e, por fim, escolhe a opção de pagar pelo cartão de crédito.  

Antes de efetuar o pagamento de qualquer boleto usando o cartão de crédito, é preciso consultar o seu banco e se informar de todas as tarifas praticadas por ele. O uso de cartão de crédito para pagar boleto deve ser feito somente em casos de extrema urgência, ou se o banco não praticar a cobrança de nenhuma taxa. 

Os boletos pagos dessa forma ficam bem mais caros, pois isso, o uso dessa alternativa deve ser evitado sempre que possível. Se colocarmos todos os custos na ponta do lápis, veremos que não compensa usar esse serviço. 

Eu Consigo Parcelar Boletos Pagando Com Cartão de Crédito? 

Existem alguns cartões que permitem sim parcelar os boletos, como é o caso do cartão do Banco do Brasil e do Ourocard. Outros cartões possibilitam que os boletos sejam parcelados através do parcelamento da fatura do cartão, como é o caso dos cartões da Caixa, Itaucard, Caixa e etc. Mas isso sempre terá um custo. Os altos juros do cartão de cartão tornam essa opção como inviável. A menos que a situação seja de extrema urgência. 

Dicas de Planejamento dos Gastos 

O planejamento é algo que deveria ser planejado por todas as pessoas. Se planejando bem, é possível minimizar muito os impactos de imprevistos em nossa vida. Seguem algumas dicas para ajudar a controlar mais os gastos: 

• Uma dica clássica é não comprometer com dívidas mais que 1/3 da sua renda. Imprevistos sempre acontecem e, se você estiver o seu salário todo comprometido, terá que buscar péssimas alternativas para resolver o problema, como contraindo dívidas, por exemplo. 

• Use uma planilha financeira para te ajudar a controlar os seus rendimentos. Dessa forma, você saberá exatamente quanto ganha e quanto gasta por mês. 

• Poupe uma parte do seu rendimento. Devemos sempre pensar nas emergências que não escolhem a hora de acontecer. Poupe, ao menos, 10% do seu dinheiro todo mês. 

Deixe um comentário