Depósito Por Envelope é Seguro? Veja Como Evitar Erros

Para realizar esse tipo de depósito, usamos um envelope fornecido pelo banco com um código de barras. E o cliente coloca dentro do envelope, a quantidade que deseja depositar naquela instituição bancária. Após inserir o envelope, o depositante recebe um comprovante de que entregou o envelope com as informações descritas no comprovante. Porém, esse comprovante não significa que o dinheiro já caiu na conta do favorecido. O caixa eletrônico recebe o envelope que irá para o sistema de compensação bancária. O depósito será confirmado somente após a conferência por um funcionário do banco, que irá conferir não só os valores, como os dados todos os dados daquela transação.  

Caso o envelope depositado esteja vazio, a transação não será efetivada e o comprovante que o depositante recebeu perde o valor. Agora, se no envelope estiver uma quantia diferente daquela informada, o banco precisa entrar em contato com a pessoa que depositou para resolver a questão. 

Se por acaso o comprovante de depósito não sair por falta de bobina, ou por algum tipo de erro, você pode ir acompanhando o seu extrato para saber se o valor caiu ou não na conta. Se for o caso de precisa levar o comprovante consigo, você pode também entrar na agência e solicitar a impressão para algum funcionário, informando a máquina onde realizou o depósito. 

Quem não tem o cartão da conta também pode realizar o depósito por envelope. Para isso, é necessário saber o nome completo do favorecido e os dados completos da conta do mesmo, como agência, número da conta e tipo de conta, se é poupança ou corrente.   

Como Evitar Erros e Problemas? 

Se você preencher todos os dados solicitados corretamente no envelope e colocar o valor correto, não tem muito com o que se preocupar. Realizar depósitos por envelope é seguro. No entanto, mesmo assim é preciso ficar atendo á alguns cuidados importantes. Vejamos abaixo alguns possíveis problemas que podem acontecer em depósitos por envelope: 

Problema com cheque: esse é um problema que pode impedir o depósito do valor na conta. Quando depositamos um cheque, não há como saber se o cheque tem fundo e se foi assinado pela pessoa correta. O comprovante também é emitido nessa situação, mas é preciso aguardar a conferência da mesma forma. 

Nota falsa: após o depósito ser conferido pelo funcionário do banco, as notas são analisadas, para evitar depósito de notas falsas. Se forem falsas, o depósito não será realizado. 

Preenchimento de dados: outro problema bem comum de acontecer e que pode prejudicar o depósito e inserir informações erradas nos envelopes, ou no momento de digitar. Nesse caso, o depositante não receberá nenhuma notificação, pois não se trata de uma transferência entre contas, e não há como identificar quem deveria receber o depósito. 

Um grande perigo é você andar nas ruas com o envelope e o dinheiro. Tome muito cuidado quando for ao banco realizar depósitos. Opte sempre por locais de maior movimento. Não deixe o envelope, o cheque e nem o dinheiro à vista. Se você tiver como usar os meios virtuais para realizar as transações, será muito melhor, sem nenhuma comparação. 

O Que Acontece Se Eu Depositar Dinheiro Em Um Envelope de Cheque Ou Vice-Versa? 

Não tem problema. Você só precisa comunicar a algum funcionário do banco sobre o que aconteceu. No momento em que a conferência for feita, o funcionário corrige a falha e faz o depósito corretamente. Se for possível, fique com o número ou ramal da pessoa com quem conversou para o caso de algum problema ou de dúvidas. E lembre-se sempre de conferir pelo extrato se o valor foi depositado corretamente.

Deixe um comentário