O Que Fazer Se o Dinheiro Não Sai do Caixa Eletrônico?

Os caixas eletrônicos são grandes aliados dos usuários. Por meio deles, é possível realizar uma grande variedade de serviços bancários sem que, para isso, seja preciso enfrentar as enormes filas que se formam dentro das agências bancárias. Alguns desses serviços são depósitos, saques, transferência, pagamentos de contas, e etc. Não que nos caixas eletrônicos não haja filas. Mas elas são bem menores, normalmente. 

Em geral, esses equipamentos são bem seguros, e não costumam causar problemas para os usuários. Porém, por se tratar de uma máquina, eles também não estão totalmente isentos de falhas. 

Uma dessas falhas é quando alguém vai realizar um saque e o dinheiro sacado não sai do caixa. A gente fica sem saber o que fazer nessa situação. 

Esse tipo de problema costuma acontecer por algum tipo de falha no equipamento ou por não estar abastecido com cédulas. 

O primeiro passo é conferir se o dinheiro foi ou não descontado da sua conta. Isso pode ser feito do próprio caixa eletrônico onde está, de outro ou pelo celular. Caso o valor não tenha sido descontado, basta realizar novamente a transação, usando outro caixa eletrônico. 

Agora, se o valor tiver sido descontado da sua conta, mas não saiu no caixa eletrônico, você precisará formalizar uma reclamação. 

Se esse problema acontecer dentro de uma agência bancária e durante o horário de funcionamento, você tem como procurar um funcionário do banco e explicar o que aconteceu. Normalmente, eles sabem o que fazer nesses casos. 

Se o problema acontecer fora do horário de atendimento do banco ou o caixa não estiver dentro da agência bancária, você precisará ligar no 0800 do banco no mesmo instante e formalizar uma reclamação. Normalmente, o número do telefone do banco está escrito no próprio caixa eletrônico e impresso no verso do seu cartão. 

Assim que conseguir falar com o atendente, não se esqueça de anotar o seu e também o número do protocolo de atendimento. Há ainda uma outra opção para o caso de não conseguir entrar em contato com o banco, que é ligar diretamente no Banco Central e realizar a reclamação, pelo telefone 0800 979 2345. 

Se, no entanto, nenhuma dessas opções funcionar, é preciso então se dirigir à uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. Para isso, junte todos os documentos possíveis, como o comprovante de saque, o nome do atendente, o número do protocolo, data e horário das vezes em que ligou, ainda que ninguém tenha atendido. 

Conforme decreto, os bancos possuem um prazo de, no máximo, 5 dias úteis para resolverem o problema e conseguirem ressarcir o cliente do valor. Se o problema não for solucionado dentro desse prazo, então será preciso procurar pelo Procon da cidade, de posse de todos os documentos. 

Cuidados Ao Usar Caixas Eletrônicos 

Confira abaixo alguns cuidados quando for usar o caixa eletrônico: 

• Se precisar de ajuda, procure um funcionário do banco que esteja identificado. Os golpistas ficam atentos àquelas pessoas que precisam de ajuda. 

• Cuidado com a senha do seu cartão. Ao digitá-la, tome cuidado para quem ninguém veja. 

• Dê preferência para os caixas eletrônicos instalados em locais com maior circulação de pessoas. Evite sacar dinheiro em caixas que ficam em locais isolados. 

• Em caso de furto ou de roubo do seu cartão, comunique ao banco imediatamente para evitar que ele seja usado de forma indevida. 

• Em nenhuma hipótese, você deve emprestar o seu cartão magnético para estranhos. Cuidado com esbarrões nos bancos que pareçam ser acidentais, e que te façam perder o seu cartão de vista temporariamente. Permaneça na agência até se certificar de que o cartão é mesmo o seu.

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