O Que Fazer Quando o Cartão é Bloqueado? Porque Isso Aconteceu?

Você já passou pela situação de, no momento de pagar uma compra ou de sacar dinheiro, receber uma mensagem informando que o seu cartão está bloqueado? Se não passou, saiba que essa situação é bem comum de acontecer. E pode ser com qualquer pessoa. 

Se acontecer com você, o mais sensato é manter a calma e não culpar o lojista. Pois ele não tem nenhuma culpa. O primeiro passo é tentar identificar a causa do bloqueio. Abaixo, listamos algumas possibilidades. Confira: 

 Cartão não desbloqueado: é comum as pessoas se esquecerem de desbloquear o cartão antes de usá-lo. Saiba que é preciso seguir com o desbloqueio devidamente, para que o cartão seja liberado para compra. Para isso, basta ligar no número que vem impresso na parte de trás do cartão e seguir os procedimentos, conforme informado. 

• Prazo de validade vencido: outra situação bem comum. Verifique sempre a data de vencimento do seu cartão. Como as datas, geralmente, são muito longas, é comum as pessoas se esquecerem de conferir. Os bancos e as instituições financeiras também sempre enviam um novo cartão antes da data de vencimento. No entanto, se não receber, entre em contato com a Central de Relacionamento do seu cartão, com o gerente do seu banco ou pelo internet banking para verificar se os seus dados estão corretos, e também solicitar que seja enviado um novo cartão. 

• Atraso ou falta de pagamento da fatura: os bancos e as instituições têm total liberdade de bloquear ou de cancelar o cartão do cliente que estiver inadimplente. Por isso, procure pagar as faturas sempre em dia. Evite, a todo custo, pagar apenas o mínimo da fatura ou parcelar o valor devido. Isso culminará em elevadas taxas de juros.  

• Senha errada digitada inúmeras vezes: quando digitamos a senha errada várias vezes, o cartão é bloqueado como uma medida de segurança. Para resolver, ligue na Central de Atendimento do seu cartão, no número que vem impresso na parte traseira do cartão, e procure pelas opções de “Cartões de crédito” e depois em “Desbloqueio de cartão”. Se preferir, vá pessoalmente a uma agência bancária e converse com o gerente da sua conta. 

• Suspeita de fraudes: quando o banco ou a instituição suspeitam de algum ato fraudulento, o cartão é bloqueado automaticamente. Isso acontece, normalmente, em situações em que são feitas compras em valores mais altos do que de costume no cartão, ou o cartão foi usado para inúmeras compras seguidas em valores menores. Quando é usado em compras internacionais, ou em regiões distantes daquelas de costume. Porém, para evitar que o cliente passe por um constrangimento, o banco ou a instituição deve informá-lo sobre a suspeita de fraude antes de bloquear o cartão. Para proceder com o desbloqueio, basta ligar na Central de Atendimento e seguir as orientações para realizar o desbloqueio. 

• Erro na fatura: se acontecer algum erro na fatura, embora seja mais difícil, o cartão também pode ser bloqueado após uma reclamação do consumidor, que solicita o bloqueio para que a situação averiguada. E o cliente pode se esquecer que o cartão foi bloqueado e tentar usar o cartão. Para desbloquear, o titular do cartão pode ligar na Central de Atendimento do cartão ou aguardar até o fim da investigação.  

É importante frisar que não se pode bloquear e nem cancelar o cartão sem que o consumidor seja previamente informado. Em todas as situações, o mais importante é não entrar em desespero e não sair por aí brigando com o gerente do banco e nem com o lojista. O seu cartão pode mesmo estar sendo alvo de bandidos. E o bloqueio foi necessário para evitar prejuízos. 

Deixe um comentário