Posso Fazer Um Cartão Sem Comprovar Renda?

 Ter um cartão de crédito hoje em dia pode representar uma grande facilidade para o nosso dia a dia. Isso por que ele nos permite parcelar as compras em várias vezes sem juros, podemos comprar algoque precisamos mesmo se não temos todo o valor para pagar à vista, sem falar na segurança, de não precisarmos andar com dinheiro em espécie pelas ruas. 

A questão é que a maioria dos bancos exige comprovação de renda para que o cliente possa adquirir um cartão de crédito. Isso dificulta muito para as pessoas terem um cartão, especialmente aquelas que não trabalham de maneira formal. 

O objetivo do comprovante de renda é garantir ao banco que aquele indivíduo possui condições de quitar dívidas no cartão e de ter o limite que está sendo contratado. De posse do comprovante de renda, o banco faz uma análise de crédito para saber se libera ou não o cartão e qual o limite ideal para aquela pessoa, de acordo com a sua renda mensal. Por exemplo: se uma pessoa ganha R$ 1.500,00 por mês, ela não pode ter um cartão com um limite superior a esse valor. Pois, caso ela estoure o limite do cartão, ela não terá como arcar com o pagamento. 

Os bancos têm liberdade de oferecer ou não um cartão de crédito para alguém sem comprovação de renda. Cabe a cada instituição decidir como proceder. O Banco Central não oferece nenhum impedimento para que isso seja feito. 

Posso Ter Um Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda? 

Essa é uma pergunta muito comum. E a resposta é sim. É possível ter um cartão de crédito mesmo sem ter como comprovar renda, embora a maioria dos bancos exijam esse documento. 

No caso de correntista banco, ainda que não tenha como comprovar renda, ele pode tentar conseguir um cartão de crédito baseado no seu relacionamento com banco. Separamos abaixo alguns dos principais cartões de crédito disponíveis no mercado para quem não tem como comprovar renda. Acompanhe abaixo: 

• Cartão vinculado à conta poupança: quem desejar, pode procurar um banco que ofereça cartão para quem abrir uma conta poupança. Geralmente, para que haja a liberação do crédito, é preciso realizar um depósito inicial. Com base nesse depósito é que será calculado o limite do cartão. 

• Cartão universitário: esses cartões também não exigem comprovação de renda. Especialmente por que eles são voltados para os estudantes que ainda estão iniciando na vida financeira. Para solicitar o cartão, o estudante deve apresentar apenas um comprovante de matrícula de uma instituição de Ensino Superior e que seja reconhecida pelo MEC, além dos seus documentos pessoais. O limite liberadocostuma ser baixo, mas aumentará conforme o estudante for movimentando a conta e recebendo pagamentos, como de mesada, pagamento de estágio, e etc. 

• Cartão de loja: esses são alguns dos cartões mais conhecidos e solicitados pelos cidadãos. Eles costumam oferecer ótimas condições para os clientes que os adquirem, o que, na verdade, também é uma excelente forma de atrair novos clientes e reter os antigos. Normalmente, esses cartões não cobram anuidade e podem ser solicitados sem a necessidade de apresentar comprovante de renda. 

• Cartão pré-pago: os cartões pré-pagos são uma outra modalidade que está crescendo cada vez mais. Eles não são exatamente um cartão de crédito. O seu principal diferencial é que ele pode ser adquirido sem nenhum problema. Até mesmo quem está com o nome sujo pode ter um cartão pré-pago. Isso por que, para usá-lo, o cliente deverá inserir um valor em crédito, que ele poderá usar para pagar compras normalmente. Normalmente, as emissoras dos cartões cobram tarifas pelo uso dos serviços. Por isso, é preciso ficar atento a esses valores, para não ser pego de surpresa. 

Deixe um comentário