Recebi Crédito Em Conta: Como Devolver o Dinheiro

Quando estamos depositando ou transferindo dinheiro para outra conta bancária, é comum sentirmos um certo receio de o dinheiro não cair na conta certa. E o pior é não saber como resolver uma situação como essa, se acontecer. Mas o contrário também pode acontecer. Já imaginou se você recebe um crédito na sua conta e não de onde ele veio? O que você faria? 

A primeira coisa que precisamos saber é que temos o dever de devolver o dinheiro que foi creditado em nossa conta indevidamente. Não devolver é um crime grave. 

O primeiro pensamento de muitas pessoas é usar logo o dinheiro. Retirá-lo da conta para que não tenham como “pegar” de volta. Só que isso é crime. Não se deve pegar e muito menos gastar um dinheiro de um crédito desconhecido. Pois isso resulta em um crime de “apropriação indevida”. O melhor é sempre pesquisar a verdadeira origem do depósito. 

É importante saber que isso pode sim acontecer. Porém, existem leis que cuidam de assuntos como esses e todos nós precisamos saber como proceder se algo do tipo nos acontecer. Por isso, no post de hoje, daremos todas as informações necessárias sobre esse tipo de situação. Continue lendo. 

A lei é bem clara quando diz que toda pessoa que receber aquilo que não lhe pertence, deve devolver. 

O Que Fazer Se Eu Depositar Dinheiro na Conta Errada? 

Quando foi você quem depositou dinheiro na conta errada, o processo de devolução pode ser um pouco mais burocrático. E pode, inclusive, gerar alguns custos. 

O banco precisa ser informado o mais breve possível do erro que você cometeu. Assim, eles poderão entrar em contato com o correntista que recebeu a sua transferência e solicitar a devolução. Você pode procurar pelo gerente do banco ou mesmo um atendente, informar o que aconteceu e solicitar que seja feito o estorno da transferência. 

Porém, as coisas podem se complicar um pouco se o favorecido alegar que estava esperando por aquele pagamento. Nesse caso, você terá que entrar com um processo judicial para tentar reaver o dinheiro. 

E se o Erro For do Banco? 

Se o favorecido não receber a sua transferência, você deve, em primeiro lugar, conferir se todas as informações do beneficiário, todos os dados bancários estão corretos. Se estiver tudo ok, o próximo passo é procurar o gerente e informar o que aconteceu. Nesse caso, aguarde o parecer do banco e tente resolver a situação de uma maneira amigável. 

Se não conseguir resolver dessa forma, tanto o depositante quanto o verdadeiro beneficiário deverão registrar um boletim de ocorrência o mais breve possível, pois talvez, só seja possível resolver essa questão judicialmente. 

E Como a Pessoa Que Recebeu a Transferência Deve Proceder? 

No caso da pessoa que recebeu a transferência indevida, e não sabe qual é a procedência do dinheiro, o mais sensato é procurar pelo gerente do banco e deixá-lo a par do que aconteceu. 

Nesse caso, o banco irá verificar qual a procedência e também se alguém solicitou o estorno do valor. 

Para evitar problemas futuros, como processos e falsas alegações, registre todos os fatos com documentos. Ao avisar ao banco sobre o depósito, solicite um comprovante por escrito e guarde, após o estorno do valor, guarde o comprovante também. É muito importante manter-se resguardado de todas as formas. 

Se a pessoa não quiser devolver o dinheiro, ela receberá um mandado judicial e terá que resolver na justiça. Fique atento à toda movimentação em sua conta. Alguns bandidos também estão usando esse truque para realizar golpes. Eles depositam altas quantias em contas de diferentes pessoas e depois as assaltam. 

Deixe um comentário