Saí do Emprego – Preciso Fechar a Conta Salário? Vou Pagar Tarifas? 

A grande maioria das empresas prefere realizar o pagamento do salário dos seus funcionários pela conta salário. Isso facilita muito o trabalho, ainda mais de o número de empregados for muito grande. Tanto a empresa quanto os funcionários são beneficiados com essa medida. 

O salário será depositado nessa conta enquanto o empregado estiver trabalhando na empresa. 

Acontece que, quando o empregado sai da empresa, é preciso proceder com o encerramento da conta. Geralmente, esse processo deve ser feito pela empresa, que deve contatar o banco e solicitar o encerramento da conta. Se isso não acontecer, e não houver nenhum depósito nos próximos três meses, o cancelamento da conta será automático. No entanto, é sempre bom conferir se a conta foi encerrada mesmo após esse prazo. 

É muito importante que o funcionário fique atento ao que está estabelecido em seu contrato. Erros podem acontecer. Por exemplo, ao invés de abrir uma conta salário, o banco pode abrir uma conta corrente. Nesse caso, após o desligamento da empresa, é comum as pessoas pensarem que a conta foi encerrada, quando não foi. E as cobranças continuam acontecendo. Em muitos casos, quando a pessoa se dá conta do que aconteceu, já está devendo muito dinheiro no banco. Após um tempo de saldo negativo, o nome do usuário pode ser inserido nos órgãos de proteção ao crédito. 

Por isso, é de extrema importância verificar se a conta foi mesmo encerrada ou não. Só assim é possível evitar uma série de problemas futuros. 

No Caso de Empréstimos e Financiamentos, Como Fica o Encerramento da Conta? 
Se o funcionário se desligou da empresa, mas tem algum empréstimo ou financiamento com o banco, é preciso entrar em contato com o banco e combinar a melhor forma de pagamento, caso seja feito o encerramento da conta. 

Cada banco tem as suas regras em casos como esses. O usuário pode verificar se é possível continuar pagando as prestações na mesma conta sem que haja cobranças, pode tentar quitar o valor total dadívida. Tudo vai depender das regras internas da instituição e também do acordo feito no momento de assinar o contrato. 

De qualquer forma, o encerramento da conta salário não pode fazer com que o usuário se endivide. 

Confira abaixo mais algumas informações úteis sobre a conta salário: 

• Antes de proceder com a abertura da conta salário, esclareça todas as dúvidas que tiver na empresa e no banco. 

• Se o funcionário optar pela portabilidade de salário, não pode haver nenhuma cobrança por esse serviço. E o salário deverá ser transferido de forma automática todos os meses depois de concluída a portabilidade. 

• Não pode haver movimentação na conta por cheque. 

• O funcionário tem direito a 5 saques todo mês e a 2 consultas de saldo. 

• O banco deve oferecer o cartão magnético para a movimentação da conta de forma gratuita. 

Confira abaixo as principais vantagens de uma conta salário: 

• Não há cobrança de taxas.  

• O banco não pode se negar a abrir a conta, uma vez que ela não disponibiliza nenhum tipo de crédito para o empregado. 

• Mesmo que o funcionário esteja com o nome sujo, ele poderá abrir a conta salário. 

• Maior segurança, pois evita que os empregados tenham que sair da empresa levando dinheiro em espécie contigo. 

• Se o empregado desejar, poderá fazer a portabilidade da sua conta salário para o banco da sua preferência. 

• Caso queira, o empregado poderá contratar empréstimos e financiamentos que o banco oferece e o valor poderá ser descontado diretamente no seu salário.

É importante que o funcionário não use a sua conta para outras coisas que não seja o recebimento do seu salário.

Deixe um comentário