Quais as Variações da Poupança do BB? Como Usar?

Quem é cliente do Banco do Brasil, provavelmente, já percebeu que o banco oferece duas formas de aplicar dinheiro na poupança para os seus correntistas. São elas: a Poupança Ouro e Poupex. A fórmula de rendimento da poupança é a mesma para ambas as modalidades, ou seja, não há nenhuma diferença entre a rentabilidade de uma e de outra.  

A diferença que existem entre uma e outra é o uso pelo banco dos recursos captados. Na Poupança Ouro, o Banco do Brasil usa o dinheiro investido como uma forma de garantir financiamentos imobiliários e crédito rural. No caso da Poupex, quem administra os valores é a Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex), para que possam ser concedidos financiamentos de imóveis. 

Variações da Poupança do Banco do Brasil 

Depois de aprender quais são as duas modalidades de poupança do Banco do Brasil, vamos aprender o que é a famosa “variação”. Todas as vezes que o usuário for fazer alguma transação, uma aplicação ou depósito na conta poupança, o número da variação deverá ser informado. Esse número irá indicar qual é a modalidade de poupança o cliente está usando. É possível que um cliente use as duas formas de poupança. E é por isso que essa informação é solicitada no momento em que se está realizando a transação. 

O Banco do Brasil e a Poupex não são consideradas como a mesma instituição. Dessa forma, a pessoa que tiver aplicações nas duas modalidades de poupança pode se beneficiar das garantias do Fundo Garantidor de Crédito nas duas aplicações. 

Confira abaixo os códigos de variação para as modalidades de conta poupança que o Banco do Brasil oferece. 

• 01 – Poupança Ouro 

• 51 – Nova Poupança Ouro 

• 02 – Poupança Ouro Salário 

• 52 – Nova Poupança Ouro Salário 

• 91 – Poupança Poupex 

• 96 – Nova Poupança Poupex 

• 92 – Poupança Poupex Salário 

• 97 – Nova Poupança Poupex Salário 

• 59 – Poupança Ouro Postal 

• 61 – Nova Poupança Ouro Postal 

Quando o Banco do Brasil criou as novas cadernetas, ele alterou os códigos de variação. Por isso é que existem as indicações de nova poupança. Se a conta do usuário for antiga, os depósitos feitos terão a variação anterior. Caso contrário, será necessário informar o número novo, conforme a lista acima. 

Como Escolher Entre a Poupança Ouro e a Poupança Poupex? 

Quando o usuário abre uma conta no Banco do Brasil, as suas modalidades de poupança são abertas automaticamente. Elas começam a funcionar no momento em que o usuário realiza uma aplicação, seja pelo internet banking ou pelos caixas eletrônicos. No momento em que solicitar a primeira transferência, o usuário tem a oportunidade de escolher entre uma modalidade e outra. A variação da Poupança Ouro é 51 e a variação da Poupança Poupex é 96. A cada investimento feito será criada uma data-base para remuneração e o valor passa a ser atualizado todos os meses. 

Poupança Ouro Salário, Poupança Poupex, Poupança Antiga e Nova Poupança 

O cliente do Banco do Brasil tem a oportunidade de receber proventos diretamente em sua conta poupança provenientes de parceiros do banco. Para isso, é preciso que o cliente libere a transação. A partir daí, todos os meses, o valor recebido passa a ser aplicado na poupança de forma automática, sem a necessidade de passar pela conta corrente. O cliente pode optar pelas modalidades Poupança Ouro Salário (variação 52), ou Poupança Poupex Salário (variação 97). Se desejar resgatar o valor, será preciso transferir para a conta corrente o valor desejado. 

Os clientes que possuem saldo na conta poupança feito antes de 04/05/2012, a variação será 01 na Poupança Ouro. Após essa data, os depósitos terão a variação 51. Ou seja, não é mais possível realizar depósitos usando as variações antigas. 

Deixe um comentário