O Que Fazer Quando a Compra no Cartão Não é Aprovada

Já aconteceu de você estar pagando uma compra no cartão de crédito e, simplesmente, ele ser recusado? Se não aconteceu ainda, você é umaexceção, com certeza. Esse tipo de situação tão desagradável é comum de acontecer. E os motivos podem ser vários. 

A primeira coisa a se fazer nesse caso é manter a calma. Se tiver outra opção de pagamento, ótimo! Se não tiver, procure descobrir a causa da recusa. 

Para te ajudar, separamos algumas situações que podem causar esse tipo de problema, para você estar mais preparado caso aconteça novamente. 

Limite do Cartão 

Uma situação bem comum de acontecer é a compra ser recusada por exceder o valor do limite disponível no cartão. Duas coisas podem acontecer nesse tipo de situação: a compra ser realmente recusada ou a administradora do cartão realizar uma avaliação emergencial de crédito. Nesse caso, a compra passará normalmente no cartão, mas será cobrada uma tarifa por essa avaliação emergencial, que também poderá ser solicitada diretamente ao gerente ao banco ou da instituição financeira, ou pela Central de Atendimento ao Cliente. 

Para ter saldo disponível no cartão, é preciso pagar a fatura ou realizar algum pagamento avulso. Uma outra opção, para quem não está com tanta urgência, é solicitar o aumento do limite do cartão. 

Cartão Recusado Em Viagens 

Como uma medida de segurança, o seu cartão pode ser recusado quando você estiver longe da localidade onde costuma realizar as suas compras, como em viagens para outros estados, por exemplo. Caso vá viajar para outros países, é preciso desbloquear o cartão, somente assim será possível usá-lo. 

Se seu cartão for bloqueado por esses motivos, basta ligar na Central de Atendimento ao Cliente e solicitar o desbloqueio para poder usar em viagens para outros estados e para o exterior. Uma observação é importante é que, para usar o seu cartão em viagens internacionais, o seu cartão precisa ser internacional também. Caso contrário, a compra será recusada novamente. 

Cartão Recusado Por Informações Divergentes 

Na hora de digitar os dados do cartão, principalmente em compras online, é muito comum a gente digitar algum dado incorreto. Se acontecer de alguma informação do cartão ou do nome do titular estiver errado, o cartão será recusado. Por isso, é muito importante conferir mais de uma vez todas as informações digitadas. 

Cartão Recusado Por Causa da Bandeira 

A grande maioria das máquinas de cartão de crédito aceitam a maior parte das bandeiras. Porém, ainda tem algumas máquinas que não aceitam certas bandeiras. É preciso confirmar essa informação antes de tentar realizar o pagamento. 

Para liberar o cartão, o lojista precisa usar uma máquina que aceite a sua bandeira, ou então você deve usar um outro cartão que seja de uma bandeira aceita pela máquina. 

Cartão Recusado Por Data de Vencimento 

A data de vencimento do cartão vem impressa bem na frente do cartão, no formato XX/YY. Onde o XX corresponde ao mês de vencimento, e o YY se refere ao ano. Normalmente, os novos cartões chegam para o cliente antes mesmo de o antigo vencer. Se não chegar, o cliente precisa entrar em contato com a Central de Atendimento do Cartão, ou procurar o gerente do banco ou da instituição financeira e solicitar um novo cartão. 

Cartão Recusado Pelos Motivos 5, 51 e 57 

Esses erros são muito comuns de acontecer. E, em geral, não significam nada de grave.  Para conseguir liberar o cartão, basta que o cliente ligue na Central de Atendimento ao Cliente e peça a liberação. Pode ser também que o lojista precise entrar em contato com a empresa que administra a máquina de cartão e peça a sua liberação também. 

Deixe um comentário