Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é a biometria e quais as suas vantagens.
A biometria é hoje, uma das formas de segura de identificar uma pessoa por meio das suas características únicas. E tem sido inserida na vida das pessoas aos poucos. Já é possível usar esse serviço em bancos, aeroportos, urnas eletrônicas e parques temáticos.
O significado do termo biometria é medição biológica. Ele é capaz de estudas tanto as características físicas quanto comportamentais de alguém.
Essa técnica se tornou mais famosa a pouco tempo. Porém, o reconhecimento das principais características de uma pessoa já era usado no ano 800 d.C., na China. Naquela época, os comerciantes usavam a impressão digital dos seus clientes usando as suas impressões digitais em tábuas de barro.
Como Funciona a Biometria?
É preciso ter alguns equipamentos para o funcionamento correto da biometria, como um computador melhor, um sensor ou scanner e um software que analise as imagens captadas pelo sensor ou scanner.
Quando acionamos o scanner, ele capta imagens nítidas e de alta resolução daquilo que estamos analisando, seja a íris do olho, as digitais, as expressões faciais, a geometria da mão ou a retina. Em seguida, a imagem captada pelo scanner será analisada pelo software biométrico. Nesse momento, as características mais importantes serão extraídas da imagem projetada.
Tipos de Biometria
São dois os tipos de biometria existentes: a biometria física e a biometria comportamental. Conheça abaixo as principais características de cada uma delas.
Biometria Física
• Impressão digital: essa é a maneira mais comum de biometria, mas a sua confiabilidade é bem menor. É o método rápido e o que necessita de menos custos para funcionar.
• Veias das mãos: o seu custo também é considerado relativamente baixo. É uma forma confiável de reconhecer as pessoas, é um método quase impossível de ser falsificado e também é imutável.
• Íris: outro método muito confiável, imutável com o passar do tempo e praticamente impossível de ser falsificado. O seu custo é mais alto também.
• Reconhecimento facial: possui um alto custo e baixa confiabilidade. O que o torna um método não tão vantajoso. É um dos métodos menos utilizado.
Biometria Comportamental
Pesquisadores trabalham para conseguir sistemas profissionais capazes de identificar a pessoa pelas suas características comportamentais, como a forma de andar, como se comportam diante das situações, etc.
Como Cancelar a Biometria no Banco?
Se o seu banco ou instituição financeira usam esse método para identificar os seus clientes saiba que é possível solicitar o cancelamento. Basta ligar na Central de Atendimento ao Cliente ou procurar o gerente pessoalmente.
Vantagens da Biometria
Confira abaixo as principais vantagens do uso da biometria:
• Oferece mais segurança. Pois, a partir do perfil biométrico de alguém, o processo se torna mais seguro e confiável.
• Redução de custos e contenção de gastos tecnológicos;
• Conveniência. Torna desnecessário carregar chaves em casos de usar a biometria para abrir portas.
• Privacidade;
• Controle para empresas. Pelo advento desse método, as empresas conseguem saber ao certo quanto tempo o funcionário trabalhou efetivamente, e quanto tempo gastou com distrações.
• Mais agilidade para resolver processos.
• Mobilidade: por meio da biometria, documentos podem ser assinados, analisados em toda parte, apenas com o uso de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou SMS.
• Responsabilidade social: uma questão que tem preocupado todo o planeta é com relação ao meio ambiente. Com a biometria, torna-se possível reduzir a impressão de papéis, pois os documentos podem transitar facilmente pela web, tendo sua segurança garantida, por meio da inovação tecnológica. Além de tonar o dia a dia das pessoas ainda mais prático.