O cartão de crédito adicional é, na verdade, um cartão dependente do cartão do titular. Ou seja, a pessoa titular de um cartão solicita à administradora do mesmo, um novo cartão para o (s) seu (s) dependente (s). Esse cartão pode ser entregue para seus dependentes, que podem ser filhos, esposa, marido, e familiares em geral. E quem é o titular é o responsável por limitar a quantidade dos gastos dos cartões adicionais.
Os gastos do cartão adicional virão em apena uma fatura. E o dependente é que será responsável por pagar os seus gastos. Caso o dependente não queira pagar as suas contas, a dívida deverá ser paga pelo titular do cartão.
Como Funciona o Limite de Crédito Para Um Cartão Adicional?
O limite do cartão de crédito adicional terá um valor fixo definido pelo titular do cartão, que compartilhará o limite do seu cartão com os seus dependentes. Assim, ele poderá definir um valor fixo para cada dependente. Em geral, para os filhos, o mais prudente é manter um limite mais baixo. Já para o marido ou esposa, o titular pode compartilhar metade do limite do seu cartão. Lembrando que, aocompartilhar, o valor total do limite do titular será reduzido. Como o cartão adicional é uma extensão do titular, os bancos emitem apenas uma fatura, pois todos compartilham do limite do cartão titular.
Como Funciona a Anuidade de Um Cartão Adicional?
Em geral, os bancos ou as instituições financeiras oferecer até três cartões adicionais gratuitos. Outros, porém, já cobram um valor que, geralmente, é de 50% do valor da anuidade do cartão titular. A cobrança não é ilegal, e cabe aos bancos ou instituições financeiras determinar se cobrará ou não, e de quanto será a cobrança.
Cuidados Ao Solicitar Um Cartão de Crédito Adicional
Antes de pedir um cartão de crédito adicional, é preciso pensar bastante para evitar dor de cabeça no futuro. São necessários alguns cuidados importantes nesse momento. Confira abaixo as principais medidas de segurança que o titular do cartão precisa ter:
• A primeira medida e a mais importante também é dar um cartão adicional para uma pessoa que tenha maturidade e responsabilidade o suficiente para tê-lo. Que saiba usá-lo com consciência.
• Se, em algum momento, você perceber que o seu dependente está usando o cartão de forma descontrolada, sem limites, converse com ele eexplique as consequências disso. Se não resolver, cancele o cartão adicional dessa pessoa.
• Verifique se a pessoa tem alguma renda e pode arcar com os gastos do seu cartão. Caso a pessoa não tenha renda e você saiba disso, no caso de filhos que não trabalham, estabeleça um limite para esse cartão que não comprometa as suas finanças no mês. Pois, como você sabe que a pessoa não tem nenhuma renda, a conta deverá ser paga pelo titular.
• Verifique sempre como andam os gastos dos seus dependentes. Monitore as compras toda semana.
• Na primeira oportunidade, tente ajudar o seu dependente a ter um cartão em seu próprio nome, para evitar que tenha que arcar com as dívidas de outras pessoas.
Disponibilizar limites altos para adolescentes é um erro muito grave, que pode causar um problema muito grande no fim do mês. Por isso, veja se há realmente necessidade de dar um cartão de crédito para o seu filho e se saberá usar com responsabilidade. Não pague para ver, estabeleça um limite baixo no início para ir ensinando os filhos, aos poucos, como usar o dinheiro. Além do limite do cartão, outra dicasuper legal é estabelecer também um limite verbal para os seus dependentes, principalmente em casos de filhos. Mostre que o cartão deve ser usado somente em casos de muita necessidade, e não para sair por aí comprando tudo o que a gente vê.