No momento de pagar as suas compras, o consumidor pode ser surpreendido com o comerciante lhe dizendo: cartão bloqueado. Nessa hora, a gente não sabe se pensa no que pode ter acontecido, se procura outra forma de pagamento ou se esconde o rosto de vergonha. O fato é que qualquer pessoa está sujeita a esse tipo de constrangimento. Para evitar essas situações, é muito importante manter sempre a fatura em dia e conhecer também as principais razões que fazem com que o banco bloqueie o seu cartão.
Principais Causas de Bloqueio de Cartão
Para te ajudar, separamos os 7 principais motivos que levam o banco a bloquear o cartão de crédito. Confiraabaixo:
• Não pagamento da fatura: quando a fatura do cartão chega para o consumidor, esse tem a possibilidade de realizar o pagamento total ou o pagamento do valor mínimo. O problema de pagar somente o valor mínimo é que os juros são absurdos. Por isso, o ideal é quitar o total da fatura. Por outro lado, se não for feito o pagamento da fatura integral e nem do valor mínimo, o consumidor entra no chamado crédito rotativo, que uma espécie deempréstimo responsável por praticar os maiores juros do mercado.
Na falta de pagamento da fatura, além dos juros altíssimos, o cliente ainda pode ter o cartão bloqueado. O prazo para que o bloqueio seja feito varia. Ants disso, o banco entra em contato com o consumidor para que este regularize a sua situação. O cartão será bloqueado conforme o comportamento do consumidor. Além do mais, o banco tem a possibilidade de cruzar os dados sobre o consumidor e avaliar as possibilidades de ele pagar ou não as suas dívidas. Caso seja constatado que as possibilidades de o pagamento ser feito são poucas, o cartão será bloqueado mais rapidamente.
• Compras atípicas: uma situação bem comum de levantar suspeita de fraude são as compras feitas em estabelecimentos diferentes daqueles que o consumidor tem o costume de frequentar.
• Compras feitas em locais distantes: essa também um tipo de situação que pode indicar fraude. E uma situação clara de fraude é uma compra usando o cartão ser feita ser realizada no Brasil e, poucos minutos depois, identificar uma compra que foi feita num país distante. Nesse caso, o cartão é bloqueado na mesma hora pelo banco, que comunica ao cliente mais tarde.
• Pequenas compras consecutivas: quando são identificadas várias compras de baixo valor, em um pequeno espaço de tempo, também existe a possibilidade de fraude, e que pode levar ao bloqueio do cartão. É comum os bancos entrarem em contato com o cliente para verificar se foi ele mesmo quem realizou as compras. Se não for, o cartão será bloqueado.
• Titular encerra a conta: se o titular cancelar a sua conta, os cartões dos dependentes também serãobloqueados. Além do mais, se o titular desejar, também pode bloquear o cartão dos dependentes sem informá-los. Por isso, é sempre recomendado perguntar antes ao titular para saber se foi ele quem solicitou o bloqueio ou não.
• Compras de valor muito alto: compras com valor muito superior ao usual podem provocar o bloqueio do cartão. Porém, se o valor estiver dentro do limite do cartão, é possível que o banco contate o cliente antes de bloquear o cartão, para se certificar se foi ele ou não quem realizou a compra.
• Manutenção no sistema do banco: pode acontecer de os bancos terem de suspender os cartões para quem seja verificada alguma falha no sistema ou precise ser feita alguma manutenção. Mas é preciso informar ao cliente antes para que ele não passe por nenhum constrangimento. Caso contrário, o banco poderá responder a processos por danos morais. É possível enviar comunicado por meio de SMS, através da imprensa ou mesmo no site do banco.