Quando a gente não faz um planejamento financeiro, corremos o risco de ter que arcarmos com vários custos desnecessários. Isso significa que pagamos caro por nossos esquecimentos, por nossa indisciplina.
E os piores juros que conhecemos são os do cartão de crédito. Se precisar atrasar alguma conta, não deixe que seja a fatura do cartão de crédito. Caso contrário, os juros irão consumir todo o seu dinheiro e a dívida pode acabar se tornando uma bola de neve.
A taxa de juros do cartão de crédito rotativo passou para 303,6%, para quem não paga nem a taxa mínima da fatura. Enquanto que a taxa do parcelado do cartão de crédito chegou a ser de 165,5%. Sempre que o consumidor parcelar a sua fatura, principalmente quando se paga somente o valor mínimo, o resultado é a cobrança dos maiores juros que existem no mercado financeiro.
De acordo com as novas regras de juros do cartão de crédito, segundo a regulamentação do Conselho Monetário Nacional. Hoje em dia, a percentagem mínima para juros rotativos é definida por cada empresa ou banco. E o cliente, quando paga uma percentagem da sua fatura inferior ao definido, não poderá pagar juros maiores. No entanto, poderá haver uma multa no valor total da fatura de 2%, além de juros de mora, limitados a 1% a.m.
Dicas de Como Usar Melhor o Cartão de Crédito
• Planeje as suas compras: o planejamento financeiro é sempre a melhor opção. Sempre que for comprar algo no cartão de crédito, verifique antes quanto já deve, se realmente precisa daquilo que está comprando, como estão as suas contas naquele mês, e evite comprometer mais que 30% do seu salário em dívidas.
• Escolha a melhor data para realizar as compras: nas faturas dos cartões de crédito, é comum vir a informação da melhor data para sua compra. Dessa forma, você ganha mais tempo para pagar.
• Comprometimento futuro: quando realizamos compras parceladas, estamos comprometendo o nosso orçamento futuro com uma dívida. Por isso, nos meses que se seguirem é importante manter o controle dos gastos até que a dívida seja paga. Evite comprometer o seu salário todo com dívidas. Nunca se sabe quando teremos alguma emergência.
• Benefícios dos cartões: hoje em dia, os cartões estão oferecendo vários milhas e prêmios aos seus usuários. Tente aproveitar ao máximo esses benefícios.
• Anuidade: nos dias atuais, ninguém precisa mais pagar anuidade de um cartão de crédito. Esse é um dinheiro que você realmente joga fora. Existem muitas opções de cartões de crédito no mercado que não cobram anuidade e nem taxas de manutenção.
• Pequenos gastos: algo que atrapalha muito na hora de organizar as finanças são as pequenas e descontroladas compras que fazemos no cartão. Ao somarmos todos esses pequenos gastos no fim do mês, percebemos o quão volumosa se torna a quantia.
• Não empreste o seu cartão a ninguém: essa é outra dica super importante. Muita gente tem o péssimo costume de pedir o cartão de crédito dos outros emprestado. Se essa pessoa fosse tão correta com suas dívidas, ela teria o seu próprio cartão. O que mais acontece é as pessoas “sujarem” o seu nome e ficarem usando o cartão de crédito dos outros. E você, que procura manter as suas contas todas em dia, pode acabar tendo o nome negativado por causa dos outros ou ter que pagar a dívida de outra pessoa, se não quiser que seu nome vá parar no SPC ou SERASA. Não empreste o seu cartão para ninguém, ainda que essa pessoa seja conhecida. Qualquer um pode ter um cartão de crédito hoje em dia, inclusive negativados.