Como Funciona um Cartão de Débito Com Conta Corrente? Qual a Diferença Para o Crédito?

Ao abrirmos uma conta corrente, dependendo do tipo de conta, o banco nos oferece inúmeros tipos de cartões. O principal deles e o que o cliente vai precisar para movimentar a sua conta é o cartão de débito. Mas não são todos os cartões de débito que permitem que movimentemos a nossa conta bancária.  

Ao disponibilizar um cartão para o cliente realizar compras e pagar as suas contas, esse não precisará mais ir ao caixa eletrônico com frequência para sacar dinheiro. Também haverá menos custos com reposição de cédulas caixas eletrônicos e menos custos com pessoas atendendo. Em contrapartida, para o cliente também é uma grande vantagem, uma vez que não precisa andar com dinheiro pelas ruas, pode realizar o pagamento das suas contas sem sair de casa, e não precisa se dirigir a uma agência toda vez que que precisar movimentar a sua conta. 

Informações Importantes Sobre o Cartão de Débito 

• Em caso de compras usando o cartão de débito, ela só é aceita se houver saldo disponível na conta. 

• O débito devido a compra realizada será devidamente informado no seu extrato. 

• Não há cobrança de nenhuma taxa extra pelo uso do cartão de débito. 

• Praticamente todas os estabelecimentos aceitam esse cartão. 

• As compras feitas pelo cartão de débito são consideradas compras à vista, uma vez que desconta da sua conta corrente no mesmo momento. 

• É muito mais seguro do que andar com dinheiro. 

Dicas de Segurança  

• Memorize a sua senha e não a escreva em nenhuma parte. 

• Em alguns casos, uma compra pode ser aprovada mesmo que a conta corrente não tenha saldo. Nesse caso, o cheque especial irá cobrir o valor da compra. Evite ao máximo essa situação, pois os juros do cheque especial são abusivos. Certifique-se sempre de que há saldo disponível na sua conta antes de realizar uma compra. 

Cartão de Crédito Para Conta Corrente 

Outro tipo de cartão oferecido aos correntistas pelo banco é o cartão de crédito. São várias as razões que levam os bancos a disponibilizarem essa ferramenta para os seus clientes. Um dos motivos é que a instituição passa a ter informações sobre a vida financeira do cliente, para o caso de este solicitar um empréstimo. 

Outro motivo é que o banco passa a ter uma ferramenta a mais de cobrança. Por exemplo, em casos de empréstimos, o banco pode debitar o valor automaticamente da conta. 

Geralmente, os bancos já oferecem aos clientes o cartão de crédito no momento em que estes estão abrindo a conta. Claro que o tipo de cartão varia de uma pessoa para outra. 

O Que é o Cartão Múltiplo? 

Esse tipo de cartão tem as duas funções: crédito e débito. No momento em que estiver pagando uma compra, o cliente pode optar por pagar no débito, onde o valor será descontado da sua conta no exato momento, ou no crédito. Nesse último caso, o valor a ser pago virá na próxima fatura do cartão. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens do cartão múltiplo: 

Vantagens: 

• A pessoa não precisa sair de casa com vários cartões. Basta levar 1 cartão com as funções de débito e de crédito. 

• É uma opção mais barata para o banco. 

• No momento do descarte, será um lixo a menos para contaminar o meio ambiente 

Desvantagens: 

• Uma vez que o cartão se perder, a pessoa fica sem os dois ao mesmo tempo: débito e crédito. 

• A pessoa corre o risco de usar a função errada na hora de pagar a sua compra. 

• Em caso de perda no exterior, a situação para o titular é ainda mais grave. 

Deixe um comentário