É comum os usuários de cartão de crédito receberem uma mensagem, no momento da compra, de “Erro 57: essa transação foi negada. Por favor, contate seu banco para mais informações ou tente com outro cartão de crédito”, ou ainda ” Transação não autorizada. Por favor, verifique os dados digitados. Caso o erro persista, peça para seu cliente entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão”. Seja qual for o erro que acontece com o cartão de crédito na hora de finalizar uma compra, o consumidor fica constrangido. Ainda que o cartão tenha saldo suficiente para realizar a compra, esse erro pode acontecer.
Qual a Causa do Erro 57 do Cartão
Se mesmo tendo saldo esse erro pode acontecer, então qual é a causa desse erro?
Normalmente, o erro 57 acontece quando o cartão está bloqueado para uso. O bloqueio pode ser por que o cliente acabou de receber um novo cartão do banco, digita seguidamente a senha incorreta, ou por que o banco emissor detectou alguma tentativa de fraude ou de roubo do cartão, como compras muito altas, fora do perfil do cliente. Ou ainda pela solicitação do próprio titular da conta na qual o cartão está ligado. E pode acontecer também, simplesmente, por que a bandeira do cartão não é compatível com a máquina. No mercado, encontramos máquinas que estão preparadas para receber todas as bandeiras. Outras, porém, recebem apenas bandeiras específicas.
E Como Solucionar Essas Questões?
No caso de o cliente ter digitado a senha errada algumas vezes, ele deve se dirigir a uma agência do banco e realizar o desbloqueio por meio de um caixa eletrônico. Em alguns casos, pode ser preciso ligar na Central de Atendimento do cartão para realizar o desbloqueio. Por isso, é sempre importante guardar a senha cadastrada ou a senha que chegou junto com o cartão.
Alguns bancos contam com excelentes ferramentas digitais que detectam tentativas de fraudes e de uso indevido do cartão. Nesse caso, eles o bloqueiam para impedir prejuízos financeiros para o cliente e também para o banco.
Além do mais, o titular da conta também pode solicitar o bloqueio do cartão, caso perceba essa necessidade.
De qualquer forma, todas as opções de bloqueio acontecem como medidas de segurança. Seja por que o cliente digitou a senha errada muitas vezes seguidas, seja por que o valor da compra é muito alto e o banco impede que seja concluída, ou mesmo que o próprio titular solicite o bloqueio do cartão. Em todas as alternativas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Cartão para verificar o que aconteceu e como solucionar o problema.
Para evitar de passar por constrangimentos com cartão de crédito, o ideal é sempre andar com um pouco de dinheiro, e não limitar as suas finanças em apenas um local. Há pessoas que até preferem usar dois cartões de crédito. Até por que eles também são uma maneira de se protegerem contra o ataque de ladrões. Exatamente por isso é que praticamente ninguém anda com dinheiro em mãos hoje em dia. A melhor opção tem sido o cartão de crédito.
Vale lembrar que nada tem a ver com o lojista. Por isso, não adianta brigar com ele e dizer que o cartão tem saldo suficiente. Ou ficar insistindo para que passe o cartão novamente. Embora seja uma situação muito constrangedora, pois a gente só fica sabendo do bloqueio no momento de usar o cartão, é preciso manter a calma. O lojista realmente não tem culpa. O cliente tem que contatar a Central de Atendimento do seu cartão para entender o que realmente aconteceu, mediante a confirmação dos seus dados.