Quando uma pessoa precisa realizar uma transferência internacional, geralmente são solicitadas algumas siglas no decorrer do processo, pois são necessários alguns códigos para que se possa realizar certas transações, como o IBAN, BIC e SWIFT. Se a pessoa não tem o costume de fazer esse tipo de transação, ela certamente encontrará uma certa dificuldade ou dúvida. Mas, se for realmente preciso realizar a transferência internacional, será preciso conhecer esses códigos.
Para Que Servem Esses Códigos?
Esses códigos surgiram para facilitar as transferências internacionais. E as siglas são usadas para identificar os bancos, para que os países que não falam o mesmo idioma tenham uma percepção mais padronizada de dados.
Mas o Que é o IBAN?
A sigla IBAN significa Número Internacional de Conta Bancária (Bank Account Number). É um código criado em 1997, e que tem como objetivo identificar as transferências internacionais de dinheiro para contas bancárias no Brasil.
No Brasil, o código IBAN é composto por 29 caracteres, mas pode ter até 34 caracteres ao todo. E eles são divididos da seguinte forma:
• 2 caracteres que correspondem ao código do país;
• 8 caracteres que correspondem ao identificador da instituição financeira;
• 5 caracteres que correspondem à identificação da agência bancária, sem o dígito verificador;
• 10 caracteres numéricos que correspondem ao número da conta do cliente, com o dígito verificador;
• 1 caractere que corresponde ao tipo de conta,
• 1 caractere que corresponde à identificação do titular da conta.
O código IBAN fica disponível no contrato de abertura de conta, ou pode também ser encontrado na seção de transferências internacionais da área logada dos bancos.
Outra forma de consultar o código pelo site do IBAN, que possui a versão em português. Basta clicar em “calcular IBAN”. Se quiser validar o código, clique em “Validar IBAN” Caso queira, o cliente ainda tem a opção de ligar para a sua agência ou para o gerente e solicitar o código IBAN.
Hoje em dia, cerca de 69 países usam o código IBAN em suas transações. E a lógica da sua composição segue um padrão.
Conforme a agência e a conta, o IBAN pode mudar. E algumas instituições financeiras pedem não só o código IBAN, como também o SWIFT para finalizar a transação.
O Que é o Código SWIFT ou BIC?
O código SWIFT, ou BIC (Bank International Code) como também é chamado, é uma maneira de identificar os bancos. Ambos possuem a mesma função, que é identificar todas as instituições bancárias do mundo por meio do código universal único. Esse código pode ter de 8 a 11 caracteres. A ideia é facilitar as transações financeiras, principalmente no caso de transferências internacionais. Para identificar cada região de individualmente, é possível que os bancos possuam mais de um código SWIFT ou BIC.
Veja o exemplo abaixo para saber como é formado o código SWIFT:
O código “BRASBRRJSPO” é refente ao Banco do Brasil de São Paulo. Vejamos os significados do código desmembrado. Os primeiros 4 caracteres servem para identificar o banco; os próximos 2 caracteres servem para identificar o país; os outros dois códigos identificam a cidade da agência; seguido do estado sede. É possível ainda que o código tenha mais 3 caracteres, que identificam o ramo de atuação, ou o código do escritório principal do banco. Geralmente, nos sites dos bancos é possível encontrar os códigos SWIFT. Caso não tenha, será preciso entrar em contato com a sua agência e solicitar o código. Através do site https://www.theswiftcodes.com/
O uso desses códigos ajuda muito às instituições financeiras e facilita para que aquelas pessoas que não moram na mesma localidade e nem falam o mesmo idioma consigam fazer transações bancárias de uma maneira segura e padronizada.