Como Autônomo Pode Comprovar Rendimentos?

Quando a pessoa é autônoma e precisa comprovar renda, ela encontra algumas dificuldades. Algumas situações exigem um comprovante e, nesse caso, o que fazer? 

Quando trabalhamos com carteira assinada, fica bem mais fácil. Porém, na situação de autônomo, é um pouco mais complicado. Porém, não é impossível. No post de hoje, daremos ensinaremos como fazer. 

Existem algumas situações em que um autônomo precisa comprovar a renda, como para contratar um empréstimo ou financiamento, para abrir uma conta bancária, para solicitar o aumento do limite do cartão de crédito, e muito mais… 

Existem alguns documentos que podem ajudar um autônomo a comprovar renda. São eles: 

• Declaração do sindicato, cooperativa ou associação; 

• Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA); 

• Contrato de prestação de serviços e recibos de comprovantes de depósitos; 

• Decore com DARF (se o valor estiver acima do limite de isenção). Este documento só pode ser emitido por um contador registrado; 

• Declaração Anual do Imposto de Renda, 

• Extrato do seu banco dos últimos três meses. 

Mesmo com esses documentos, pode ser preciso apresentar mais informações, como guias de recolhimento de imposto para RPA e até mesmo informações que sirvam para definir qual a natureza do trabalho que o autônomo presta. Além de outros tipos de informações também. 

É muito comum a maioria dos bancos aceitar a declaração do Imposto de Renda com documento para declarar a renda. 

Uma grande parte da população pensa que, se não estiver trabalhando de carteira assinada, não é possível entrar num financiamento da casa própria, por exemplo. Mas isso não é verdade. Como vimos, é sim possível comprovar renda mesmo sendo autônomo. 

Dicas de Como Comprovar Renda 

Abaixo, listamos algumas maneiras que uma pessoa tem de comprovar renda sendo autônoma. Confira: 

• Organize a documentação certa: geralmente, somente o extrato bancário não é o suficiente para comprovar renda. O mais comum é o extrato bancário junto com a Declaração de Imposto de Renda. Pode ser que o banco solicite também outros documentos. Mas isso vai depender de cada instituição. 

• Cadastro Positivo: quem está cadastrado nesse programa tem mais chances de conseguir um empréstimo ou financiamento a taxas menores, pois ele serve para mostrar se o consumidor está com as suas contas em dia. 

• Formalize-se: hoje em dia, uma das melhores opções para quem é autônomo é se registrar como MEI (Microempreendedor Individual). Além de ter uma renda formal, o MEI ainda garante a aposentadoria e o auxílio doença. 

É possível se formalizar também pelo Supersimples, caso a sua empresa fature até R$ 3,6 milhões por ano. 

Essa é uma das melhores opções para quem deseja comprovar renda e manter os seus direitos. É muito fácil se formalizar como MEI, basta entrar no site www.portaldoempreendedor.gov.br e, em poucos minutos, estará registrado e poderá começar a contribuir com o INSS. Mantendo as suas mensalidades em dia, os seus direitos estarão todos resguardados. Acesse o site e veja quais direitos são esses e como se formalizar.  

• Mantenha o seu nome limpo: pessoas com restrições no nome enfrentam muitas dificuldades para conseguirem um empréstimo e financiamento. Geralmente, os bancos reprovam as solicitações nesse caso. 

• Emita a Decore: para quem não sabe, Decore é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos que só pode ser feita por um contador. Ela serve para comprovar a renda de uma pessoa que não trabalha de carteira assinada, como é o caso do autônomo. É um documento oficial. 

• Guarde bem todos os contratos e os recibos dos serviços que prestar: eles podem ser muito úteis, pois indicam o quanto você costuma receber pelos trabalhos que realiza. 

• Faça um consórcio habitacional: para isso, não é preciso comprovar renda. A única coisa que a pessoa precisa fazer é pagar as mensalidades em dia.

Deixe um comentário