Como Transferir Seu Salário de Conta? Portabilidade vs TED 

A conta salário é muito vantajosa para o trabalhador, que pode receber o seu salário pelo banco sem precisar pagar nenhuma tarifa para isso. A conta é isenta de tarifas bancárias e é aberta pela empresa para depositar o salário dos funcionários. 

Esse tipo de conta serve apenas para ao recebimento do salário. Não é permitido realizar transferência para terceiros e nem depósitos. Ela só aceita o depósito do salário, e feito por parte do empregador. A empresa abre a conta corrente no banco conveniado à mesma. Não é permitido realizar transferência via TED e nenhuma outra forma pela conta salário. Se acontecer, ela perderá a sua característica de conta salário e o banco poderá cobrar as tarifas de conta corrente comum. 

Antes, porém, essa conta acabava obrigando a pessoa a ter que usar aquela determinada instituição. Hoje, porém, isso mudou. Os bancos estão oferecendo atualmente a portabilidade gratuita do salário. O que significa que você pode escolher o banco onde deseja receber o seu salário, sem precisar pagar nada por isso. 

Isso pode ser uma boa solução para o usuário que, com a transferência da conta para outro banco, ele pode ter inúmeras vantagens, como menores taxas de juros, descontos e até isenção total das tarifas cobradas na conta corrente. Em geral, os bancos costumam oferecer taxas de juros bem menores para aqueles clientes que optam por receber o seu salário naquela instituição. 

Como Funciona a Portabilidade do Salário? 

A portabilidade é a transferência do salário para um outro banco da preferência do usuário, feita no mesmo dia e sem a cobrança de nenhuma tarifa. Dessa forma, todo o valor que for depositado na conta salário do usuário, será transferida de forma automática para a outra instituição que ele escolher via TED no mesmo dia, sem nenhum custo. 

Como Solicitar a Portabilidade do Salário? 

É muito simples solicitar a portabilidade. Para isso, é preciso que o usuário tenha conta no banco para onde deseja que seu salário seja enviado. A conta precisa ser de mesma titularidade do empregado. Caso contrário, não será possível fazer a portabilidade.  

Em seguida, é preciso ir à agência do banco conveniado com a empresa e onde o salário está sendo depositado até então, e solicitar a portabilidade total do salário. É preciso levar consigo o nome do banco onde passará a receber o salário, os dados da conta (agência, número da conta), e o tipo de conta (poupança, corrente, etc.). Se preferir, o usuário poderá ir apenas na agência onde deseja receber o seu salário e solicitar a portabilidade. Sem precisar ir ao banco conveniado à empresa. Funciona de forma semelhante ao que acontece nos casos de companhia telefônica, em que o cliente deseja mudar somente de operadora e permanecer com o mesmo número do telefone. 

Vantagens da Portabilidade da Conta Salário 

Confira abaixo as principais vantagens ao solicitar a portabilidade do seu salário: 

• Ao pedir a portabilidade do salário, o usuário tem a chance de conseguir negociar um bom desconto ou, até mesmo, conseguir a isenção total da tarifa cobrada pela manutenção da conta; 

• Tem também a chance de poder receber o seu salário em um banco que oferece as melhores taxas de juros; 

• A portabilidade é gratuita. E o pagamento cairá no mesmo dia que cair no banco de origem, 

• Basta realizar a solicitação uma vez que a portabilidade será feita. Não é preciso pedir todo mês. 

Ninguém precisa mais ficar preso a um banco, e não é mais obrigado a usar o banco onde a empresa tem convênio. Ainda que o salário seja transferido para outro banco, quem continua a processar a folha de pagamento do funcionário é o banco conveniado com a empresa. 

Deixe um comentário