Como Consultar o Nome Sujo no SPC e SERASA

O aumento do desemprego no Brasil contribui muito para que a inadimplência também aumentasse. Muitas pessoas acabaram ficando com o nome sujo pela impossibilidade de poderem quitar as suas dívidas.  

Quando se está com o nome sujo, o consumidor tem três alternativas: quitar a dívida, renegociar a dívida, ou esperar a dívida caducar. Embora nem sempre seja possível, devido à falta de recursos financeiros, as duas primeiras alternativas são as melhores. Se o consumidor resolver esperar o prazo de 5 anos para a sua dívida caducar, ele terá que arcar com algumas consequências, como: 

  • Problemas para conseguir crediário: uma pessoa com o nome sujo terá muita dificuldade em conseguir um crediário aprovado. Dentre eles, estão o cartão de crédito, crediário em loja e a concessão de empréstimos e financiamentos.
  • Os bancos podem até mesmo cancelar o cheque especial e interromper a entrega de talões de cheque também.
  • Quem está com o nome sujo não conseguirá abrir uma conta corrente.
  • Redução do Serasa Score: essa pontuação é importante, pois ela indica como anda com relacionamento do consumidor com o mercado. Se ele paga suas dívidas em dia, por exemplo. Se estiver com o nome sujo, essa pontuação será bem baixa, indicando que o consumidor não tem muita credibilidade no mercado.

Com as portas se fechando, ficará ainda mais difícil para o consumidor conseguir quitar as suas dívidas e retomar um bom relacionamento com as empresas. 

Ainda que a sua dívida caduque, a empresa poderá continuar persistindo na cobrança. E esse é um bom momento para propor uma negociação. O que as empresas geralmente fazem é vender as suas dívidas para as empresas de cobrança. Aproveite para propor uma negociação que você tenha condições de pagar. 

A ideia de estar com o nome sujo não é legal. Antes de conceder empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, as empresas analisam o histórico de pagamento do consumidor. Mesmo que a pessoa não esteja com o nome sujo, o seu histórico de pagamentos das dívidas será consultado. Caso o consumidor seja um mau pagador, as chances de ter as portas fechadas são muito grandes. 

Como Consultar o Nome Sujo? 

Para quem deseja consultar o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, saiba que é muito simples. O órgão acionado para negativar o nome do consumidor enviará uma cartainformando que o seu nome será negativado caso ele não quite a dívida dentro de um prazo pré-estabelecido.  

Se o consumidor quiser se certificar de que seu nome foi mesmo inserido no SPC ou SERASA, ele pode realizar a consulta pela internet. 

  • Consulta pelo SPC: a consulta de nome no SPC é cobrada. Pois o seu banco de dados não pode ficar exposto publicamente. O consumidor pode se dirigir até a CDL da sua cidade e solicitar a consulta mediante o pagamento de uma pequena taxa. Para saber qual o posto mais próximo de você, acesse o site https://www.spcbrasil.org.br e faça a pesquisa.
  • Consulta pelo SERASA: a consultado CPF pela SERASA é gratuita e pode ser feita pela internet. Para isso, basta acessar o site https://serasaconsumidor.com.br. Em seguida, será preciso realizar um cadastro e proceder com a validação das informações por e-mail.

Para evitar se enrolar em dívidas, o mais indicado é fazer um bom planejamento financeiro. Não demos gastar todo o dinheiro que ganhamos. É muito importante termos uma reserva para casosde emergência. Um dos maiores responsáveis por endividamento no Brasil é o cartão de crédito. Muita gente não sabe usar de forma moderada e se esquecem de que terão que pagar as compras no próximo mês. 

Deixe um comentário