O Que Fazer Quando Some Dinheiro da Conta Corrente?

Imagina o susto quando você acessa a sua conta corrente e percebe que sumiu dinheiro da sua conta?! Com certeza deve bater um tremendo desespero. Nessa hora, por mais difícil que seja, o mais indicado é manter a calma e procurar uma solução pensando friamente. Caso contrário, dependendo do que você fizer, pode piorar ainda mais a situação. 

Esse tipo de problema pode acontecer por clonagem do cartão e o roubo da sua senha. Um crime que deve ser investigado e o cliente não deve ficar no prejuízo. 

O primeiro passo é conferir o extrato da sua conta e verificar qual a identificação daquela retirada de dinheiro. Isso pode ser feito pessoalmente na agência, pelo internet banking, ou por um caixa de auto atendimento. 

Se houve identificação sobre o débito, você precisará investigar melhor o débito. Tente se lembrar se fez alguma compra recentemente com o seu cartão de débito, se não havia nenhuma conta com o pagamento agendado para aquela data, etc. Talvez você tenha usado o dinheiro e não esteja se lembrando. Talvez outras pessoas também tenham livre acesso ao seu cartão, como filhos e esposa, por exemplo. Converse com todos para ter certeza de que ninguém fez a retirada. 

Agora, se perceber que a retirada não foi identificada e nem autorizada, será preciso, então, tomar outras medidas. Para começar, você pode ligar na Central de Atendimento ao Cliente e informar que está sendo vítima de uma fraude. Fale do valor desaparecido e da data do débito. Em seguida, deve procurar o seu gerente e verificar com ele o que é preciso para que seja feito o estorno do seu dinheiro. Ele deve dar início a uma investigação para identificar de onde partiu a ordem da retirada. Após conversar com o gerente, registre um boletim de ocorrência também. 

O consumidor por procurar o PROCON se, realmente, não ordenou a retirada do dinheiro.  

A responsabilidade sobre o dinheiro que está em sua conta bancária é do próprio banco. Sendo assim, ele precisa te ressarcir do valor subtraído em caso de roubo. 

Dependendo do caso, o banco poderá solicitar um tempo para que a situação seja investigada devidamente. Para, somente depois, proceder com o ressarcimento do valor. Porém, em outras situações, o banco pode seguir com a devolução na mesma hora. Mas isso irá variar de uma situação para outra. 

O consumidor não deve se esquecer de registrar, por escrito, todos os contatos que tiver com o banco. Também é preciso guardar todos os comprovantes de pagamento com o cartão, os extratos, e tudo o que tiver de documento que contribua para esclarecer aquela situação. Se o banco demorar muito para dar uma resposta ou se negar a ressarcir o valor, o consumidor deverá procurar os seus direitos na justiça. 

Também é muito importante cancelar o seu cartão, caso constate uma fraude. Pois, como dissemos, ele pode ter sido clonado. Mude também a sua senha.  

Se possível, evite emprestar o cartão da sua conta corrente para outras pessoas. Limite o acesso a ela, e acompanhe todas as movimentações que acontecerem nela. 

Evite Deixar Dinheiro Parado na Conta Corrente 

Não se deve deixar dinheiro guardado na conta corrente. Uma das alternativas mais usadas para deixar o dinheiro guardado, e rendendo juros, ainda que baixos, e sem perder o seu poder de compra, é na conta poupança. Ela protege o seu dinheiro contra o poder da inflação. Devemos numa conta corrente somente os valores que precisará usar até receber novamente, como tarifas de manutenção da conta e os valores que precisar movimentar para algum pagamento. 

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