Como Funciona a Custódia de Cheque

O uso de cheques está cada vez mais escasso. O crescente avanço do uso de cartões de cartões tem feito com que essa forma de pagamento seja cada vez menos usada, especialmente por tantos problemas que ela gera e também pelo aumento de fraudes. 

No entanto, ainda podemos encontrar pessoas que continuam usando os cheques. E nem todo mundo conhece bem os termos empregado no seu uso e o que eles significam. É o caso da “custódia de cheques”. Para ajudar essas pessoas, daremos mais detalhes sobre esse assunto no post de hoje. Continue lendo. 

O Que é a Custódia de Cheques? 

Custódia de cheques é um serviço oferecido pelos bancos em que eles se tornam responsáveis por descontar o cheque recebido na data certa. Dessa forma, a pessoa que recebeu o pagamento tem menos com o que se preocupar. Quando o serviço é contratado, o cliente tem mais segurança na transação, pois o banco fica com o cheque armazenado até a data de compensação. Além do mais, a compensação do cheque pelo banco torna-se mais flexível. 

Como solicitar a Custódia de Cheques? 

Para poder solicitar o serviço de custódia de cheque, é preciso ter uma conta em um banco que ofereça o serviço. É possível encontrar esse serviço nos principais bancos do Brasil, como o Bradesco, o Itaú, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, e o Santander. 

Como Funciona a Custódia de Cheques? 

Após ter contratado o serviço na agência bancária, os cheques precisam ser entregues ao banco para que fiquem sob sua custódia. A data que estiver informada no campo “bom para” será a data em que o cheque será descontado. Em algumas situações, o cliente pode até mesmo solicitar que essa data seja alterada antes de o cheque ser descontado, ou até mesmo antecipar o recebimento. 

Os valores cobrados por esse serviço variam de um banco para outro. O ideal é conversar com o gerente antes para saber o valor praticado pelo seu banco, caso deseje contratar esse serviço. O valor do cheque que foi descontado será depositado na conta do beneficiário. 

O serviço de custódia de cheques pode ser muito bom para o cliente, mas é preciso considerar algumas variáveis, como o valor cobrado pelo banco e a quantidade de pagamentos feitos com cheque que ele fará. 

Quais as Vantagens da Custódia de Cheque? 

Confira abaixo as principais vantagens que os bancos oferecem pelo serviço de custódia de cheques: 

• Os bancos oferecem uma flexibilidade maior quando se trata de cheques descontados, permitindo que os clientes possam alterar datas, aumentar os prazos ou cancelar a custódia; 

• Após a aprovação de crédito, alguns bancos permitem que os clientes antecipem o recebimento de cheques. Porém, são cobrados juros; 

• O serviço de custódia dos bancos oferece uma segurança a mais para os clientes, que não precisam ficar com altas somas guardadas em sua casa ou no seu estabelecimento comercial. O banco se encarrega da guarda do cheque; 

• O cliente pode realizar consultas, pelo internet banking e caixas eletrônicos, sobre informações referentes a cheques que foram descontados. Assim, o cliente tem um controle melhor sobre os seus pagamentos; 

• O banco se encarrega de administrar todas as datas de descontos de cheques de acordo com as informações descritas em cada um, 

• Serviço destinado a pessoas físicas e jurídicas que possuem conta no banco que oferece o serviço. 

Para as empresas, pode ser muito vantajoso também, pois elas poderão simplesmente levar os cheques pré-datados para os bancos, onde eles ficarão muito bem guardados e depois depositados, conforme a data estabelecida. Esse serviço oferece mais segurança e menos trabalho para as empresas, que não precisarão mais controlar os depósitos de cheques, especialmente se o volume recebido for alto. 

Deixe um comentário