Menor de Idade Pode Ter Conta Corrente?

Uma das coisas que vários jovens desejam é dar início à sua vida financeira. E um dos passos para tornar isso uma realidade é com a abertura de uma conta corrente. Mas, será que uma pessoa menor de idade pode ter uma conta corrente? É o que iremos abordar no post de hoje. Continue lendo. 

Conforme informado no site do Banco do Brasil, um menor de idade pode ser titular de uma conta bancária. No caso de jovens com menos de 16 anos, eles precisam ser representados por seus pais ou por um responsável legal. Quem é maior de 16 anos e menor de 18, não emancipado, precisa ser assistido pelos pais ou pelo representante legal também. 

Existem bancos que até possuem alguns serviços específicos para os correntistas menores de idade. O Banco Bradesco é um exemplo. Ele oferece um produto aos menores de idade, onde a renda que eles possuam seja a mesa que os pais pagam, seja feita diretamente na conta. 

O banco oferece um cartão de débito que pode ser usado em diversos estabelecimentos comerciais. Além do mais, os clientes com, no mínimo, 16 anos, podem receber talão de cheque.  

E o Banco do Brasil também não ficou de fora. Ele oferece a conta BB Conta Jovem para quem tem entre 12 e 21 anos de idade incompletos, e que ainda não está cursando uma faculdade. Essa conta não tem limite de crédito, é individual, e pode movimentada por talão de cheque e por cartão. Quem desejar abrir uma BB Conta Jovem, é preciso ir até uma agência bancária do Banco do Brasil, levando consigo a carteira de identidade e o CPF originais, tanto do menor quanto do seu responsável, e também um comprovante de residência, que tenha sido emitido, no máximo, nos últimos 90 dias. 

Antes de mais nada, é preciso pensar com muita clareza no pacote de serviços que se deseja contratar. 

Quando Um Menor Precisa Ter Uma Conta Bancária? 

Não existe uma idade mínima para a abertura de uma conta bancária. Pessoas de todas as idades podem ter uma. No entanto, menores de 16 anos precisam ser representados por seus pais ou responsáveis. E pessoas entre 16 e 18 anos, que não sejam emancipados, devem ser assistidos pelos pais ou responsáveis. 

Existem situações em que o menor de idade precisa ter uma conta bancária. Um exemplo é na falta dos seus pais. Nesse caso, ele precisará abrir uma conta para poder receber a sua pensão ou a herança, se for o caso.  

Há casos também que é preciso abrir uma conta bancária para o menor que trabalha como aprendiz ou como estagiário, para que ele possa receber o seu salário. 

Outra situação é o próprio desejo dos pais em abrir uma conta bancária para os filhos, como forma de ajudar a garantir o seu futuro. 

Quais os Documentos Necessários? 

A documentação solicitada para a abertura de uma conta para menor de idade pode variar de um banco para outro. No entanto, os documentos mais solicitados são: 

• Carteira de identidade (RG do responsável legal; 

• CPF do responsável legal; 

• Certidão de nascimento do menor, o qual será o titular da conta; 

• Comprovante de residência do responsável legal; 

• CPF do menor, caso ele tenha o documento, 

• Mandato de tutela ou curatela, dependendo da situação. 

Não é uma exigência dos bancos que menores de idade apresentem um comprovante de renda, pois, geralmente, eles não trabalham. No entanto, se ele tiver algum comprovante e desejar apresentar, não há nenhum problema. Isso pode facilitar para que o banco lhe dê acesso a linhas de crédito. 

Deixe um comentário