Existe Valor Mínimo Para Depositar na Poupança? E Para Abrir? 

A caderneta de poupança é um tipo de investimento mais conhecido pelos brasileiros. Praticamente todas as pessoas adultas possuem uma conta poupança. Ela é bem simples de abrir e oferece um risco bem reduzido. 

Quem é responsável por regular a caderneta de poupança é o Banco Central. É ele também quem determina o valor que o cidadão receberá por guardar o seu dinheiro na poupança. 

Existe Um Valor Mínimo Para a Abertura de Uma Conta Poupança? 

Alguns anos atrás, surgiu uma polêmica quanto à cobrança de um valor mínimo para aplicação em conta poupança. Vários bancos exigiam que o cliente fizesse um depósito mínimo para que fosse possível abrir a conta. Alguns bancos, inclusive, cobravam um valor muito alto, algo em torno de R$ 1.000,00. Isso dificultava muito que clientes de menor poder aquisitivo conseguissem abrir a conta poupança. 

Após o levantamento das questões, algumas instituições que protegiam o consumidor passaram a defender a ideia de que cobrar um valor mínimo para a abertura de uma poupança se tratava de uma cobrança abusiva. A ideia dos bancos, ao cobrar um depósito mínimo, era eliminar as poupanças com um valor baixo depositado. Pois não era atrativo para elas manterem essas contas. Porém, uma grande parcela da população ficava sem o acesso à principal forma de aplicação do país. 

Hoje em dia, a grande maioria dos bancos não cobram nenhum valor para um cliente abrir uma conta poupança. 

Como Abrir Uma Conta Poupança?

A abertura de uma conta poupança é bem simples. Não é preciso pagar nenhum valor e também não é necessário comprovar renda. Até mesmo uma criança ou um adolescente podem ter uma conta poupança em seu nome, desde que os seus pais ou responsáveis legais os acompanhe no momento da abertura. O usuário deve levar consigo os seguintes documentos: um documento de identidade, um comprovante de residência e o seu CPF. 

Não há cobrança de nenhuma taxa para os clientes que tenham apenas a conta poupança. É proibido aos bancos cobrar qualquer valor. Também não há nenhum valor estipulado para depósitos durante o mês. O usuário poderá depositar o valor que desejar em sua conta. 

Pessoas Com o Nome Sujo Podem Abrir Uma Conta Poupança?

Até mesmo as pessoas negativas podem abrir uma conta poupança. Porém, os bancos não são obrigados a abrir e nem a manter a conta poupança para todo cliente. O banco pode até mesmo se negar a abrir uma conta poupança, esteja o cliente com o nome sujo ou não. Nesse caso, a melhor alternativa é procurar um outro banco. 

Vantagens de Uma Conta Poupança 

Confira abaixo as principais vantagens de uma conta corrente 

• Liquidez: essa é uma das principais vantagens da conta poupança, uma vez que é possível sacar os valores depositados a qualquer momento. 

• Taxas: outra vantagem muito importante da conta poupança é a isenção total de taxas administrativas. Os bancos não cobram nenhum valor para manter o dinheiro na conta poupança. 

• Risco reduzido: para quem não gosta muito de correr riscos, a poupança é a melhor opção. Quem tem até R$ 60.000,00 depositados na conta poupança terão 100% do valor restituído em casos de falência do banco ou liquidação. 

• Rendimentos: a conta poupança também oferece um rendimento mensal para os clientes. Embora o valor não seja muito alto, é uma garantia de que o seu dinheiro não estará perdendo valor permanecendo guardado no banco.  

• Reserva de emergência: todos nós sabemos que imprevistos acontecem. Por isso, nada melhor do que se precaver da melhor forma possível, mantendo uma reserva para casos de necessidade.  Isso pode nos ajudar, inclusive, a contratar um empréstimo em caso de necessidade.

Deixe um comentário