Extrato Bancário Comprova Renda Por Movimentação? Tem Validade?

É comum precisarmos de vez em quando comprovarmos a nossa renda. E, nesse momento, surge a dúvida sobre o que usar como comprovante. 

As pessoas costumam se perguntar se o extrato bancário serve como para comprovar renda pela movimentação. 

Quando se trata de comprovantes de renda, o extrato bancário não é considerado, legalmente, como um comprovante de renda. No entanto, se a pessoa não tiver nenhum outro comprovante, alguns bancos costumam aceita o extrato bancário para esse fim. Para isso, é preciso que o documento atenda a alguns critérios que o tornem legítimo. 

Para começar, antes de mais nada, é importante consultar o banco ou a instituição financeira para se certificar se o seu extrato serve como comprovante de renda. 

Os bancos privados não costumam colocar muito obstáculo em aceitar esse documento. Já os bancos públicos podem ser mais resistentes em aceitar o extrato bancário como comprovante de renda. 

É Preciso Apresentar Algum Outro Documento Com o Extrato Bancário?

Sim. É importante apresentar a Declaração do Imposto de Renda. Além do mais, as pessoas que não têm como comprovar a sua renda, como é o caso de trabalhadores autônomos, por exemplo, podem também apresentar o DECORE, que é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Esse documento só pode ser feito por um contado registrado e cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade. 

Quais Informações Devem Constar no Extrato Bancário? 

O extrato bancário, seja de uma conta poupança, conta corrente ou de uma conta salário, precisa ser completo e conter as informações de movimentações da conta dos três últimos meses. Uma dica é solicitar ao seu gerente que o mesmo retire o extrato, confira e assine o mesmo. Pois, assim, ele terá mais validade. Se tiver extrato de investimento, também poderão ser anexados. 

Mas é muito importante frisar que o banco ou instituição financeira não têm nenhuma obrigação de aceitar o seu estrato bancário como comprovante de renda. Um tipo de documento pode, também, ser aceito em um banco e não ser aceito em outro. No entanto, é bom saber que uma pessoa não pode ser prejudicada se não possuir a carteira de trabalho assinada ou um holerite para comprovar a sua renda. Existemalguns documentos que são aceitos legalmente como comprovantes de renda. Confira abaixo: 

• Holerite: os trabalhadores com carteira assinada podem usar o holerite para comprovar a renda. Geralmente, são pedidos os holerites dos últimos 3 meses. 

• Declaração do Imposto de Renda: esse documento também pode ser usado. No entanto, podem ser solicitados alguns documentos como complemento. A carteira de trabalho ou o contrato de trabalho são alguns desses documentos complementares solicitados. 

• DECORE: como informamos acima, esse documento, emitido por um contador, pode ser usado para comprovar a renda. Mas, geralmente, também podem ser pedidos outros documentos complementares. 

• Carteira de Trabalho: esse é outro documento legalmente aceito. Porém, se o trabalhador recebe mais do que consta na carteira, você não poderá comprovar por ela. Mas tudo irá depender do total de crédito que você precisa. 

Informação Importante 

A internet nos ajuda muito hoje em dia. Porém, se não for usada da forma correta, poderá causar sérios problemas. Muitas pessoas imprimem comprovantes de renda editáveis da internet. Mas isso não deve ser feito. Trata-se de um documento falso. Existem meios para que as instituições financeiras e os bancos possam comprovar a autenticidade do seu comprovante. Essa prática é uma falsificação, e é um crime. Além de não lhe conceder o crédito solicitado, eles podem ainda acionar a justiça. Por isso, tome cuidado e evite esse tipo de artifício. 

Deixe um comentário