O que é Depósito Bloqueado? Vou Receber o Dinheiro?

Muita gente se confunde sobre os prazos de compensação de depósitos feitos nas contas bancárias. Quando um valor é enviado para uma conta, é preciso passar por um processo de conferência, onde serão verificados se os valores estão corretos e também os dados informados. Enquanto esse procedimento é feito, o valor fica constando no extrato como depósito bloqueado. 

Quem não sabe o que significa, já começa a se preocupar e a pensar se receberá ou não o dinheiro. 

É importante pensar que o depósito bloqueado é uma forma de aumentar a segurança de todos os envolvidos na transação. A conferência é necessária e pode ajudar a evitar muitos problemas futuros. 

Se tudo estiver ok, o banco ou instituição bancária irá liberar o valor para o beneficiário. Todo esse procedimento é importante, pois segue as regras de liquidação e de transferência de fundos do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Durante a fase de conferência, é possível conferir se o valor foi depositado, mas não será possível movimentá-lo, uma vez que ele estará constando como bloqueado. 

O prazo para a liberação do valor pode ser verificado onde fica a letra “D+”, sempre seguida de um número. O “D” significa o dia atual, e o número que vem depois indica quantos dias úteis são necessários até a finalização da conferência. Por exemplo: se estiver escrito D+0, quer dizer que o valor estará disponível no mesmo dia. Se estiver escrito D+2, indica que o valor só estará disponível em dois dias úteis. 

Após realizar a transação, o usuário receberá um comprovante de depósito ou transferência, que serve para garantir que a transação foi feita. Porém, algumas situações envolvendo cheque são bem comuns de acontecer, como o mesmo não fundos, por exemplo. No caso de dinheiro, o depósito pode ter sido feito com notas falsas, ou o envelope pode não conter o valor informado. 

Quando o assunto é dinheiro, todo o cuidado é pouco. E os bancos tomam essas medidas de segurança para proteger todas as partes. Se houver alguma tentativa de fraude, o cliente terá como tomar as medidas necessárias.  E o banco também estará resguardado de problemas futuros.

Depósito Bloqueado: Cheque 

Os depósitos em cheque geralmente ficam bloqueados por mais tempo. Razão pela qual quase ninguém gosta de recebê-los. Além do mais, o perigo de fraude ao receber um cheque é muito maior. A compensação do cheque só pode ser feita após a conferência em outra conta, para ter certeza de que há fundos para cobri-lo ou não. Também é preciso verificar a originalidade do cheque. 

Embora hoje em dia existam tecnologias de imagem digital que tornam o processo mais ágil, o depósito de um cheque costuma ficar bloqueado por até 72 horas após o envio, até que todo o procedimento tenha sido feito. 

Se a transação for entre bancos distintos, o prazo pode ser ainda maior, pois cada banco tem um processo de transferência. 

Quais São os Prazos de Depósitos Bloqueados? 

Os cheques não são as únicas formas de pagamento que passam por uma compensação e status de depósito bloqueado. 

Quando se trata de depósitos feitos no caixa eletrônico usando envelopes, o prazo para compensação pode demorar até 24 horas, considerando que o procedimento precisa ser feito até às 16h, que é o horário que o banco encerra as suas atividades. 

Para depósitos feitos em dinheiro na boca do caixa, o valor estará disponível na conta no mesmo dia, leva apenas alguns minutos. Mas, se o depósito for em cheque, o prazo para a liberação pode ser de até 63 dias úteis. 

Um pagamento em boleto bancário possui prazo de compensação de até 72 horas de dias úteis. 

Deixe um comentário