Como Pagar IPVA Atrasado ou Vencido do Carro

O IPVA, ou Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é uma obrigação de todas as pessoas que possuemum veículo automotor no início do ano fiscal no Brasil. É um imposto estadual, ou seja, o seu valor final varia de um estado para outro e de acordo com cada veículo. O valor arrecadado é dividido entre o Estado, a FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e o município onde o veículo está registrado. 

Pagamento do IPVA 

O pagamento do IPVA pode ser feito à vista ou parcelado. Lembrando que, se for pago à vista o condutor tem desconto. Porém, algumas pessoas, por algum motivo,deixamas datas de vencimento passarem e acabam tendo que efetuar o pagamento em atraso. E isso gera alguns juros. 

Como Pagar o IPVA Atrasado ou Vencido? 

Quem não pagou o IPVA até a data de vencimento, precisa imprimir a guia acessando o site do DETRAN do seu Estado. A guia já será emitida com os valores devidamente atualizados. Mas é importante pagar no mesmo dia que for impressa. Se deixar para o dia seguinte, o valor já não será o mesmo, pois mais juros serão acrescidos a cada dia de atraso. O pagamento pode ser feito nas casas lotéricas ou no banco emissor do boleto. Se o condutor tiver conta no banco emissor do boleto, pode usar ointernetbanking para efetuar o pagamento. 

Se o IPVA for pago à vista, o contribuintetem direito a um desconto. Tem também a opção de parcelar o seu valor em até 3 vezes, desde que esteja dentro do prazo. Nesse caso, não há desconto. Mas também não há acréscimo de juros. Terá juros somente se for pago após o vencimento. O IPVA vencido ou atrasado não permite desconto. 

De Quanto é a Multa Em Pagar o IPVA Vencido ou Atrasado? 

Quem deixar o IPVA vencer pagará uma multa de mora de 20% sobre o valor original, e ainda o acréscimo de 1% em cada mês de atraso. Não é possível negociar sobre esses percentuais. 

O Que Acontece Se Eu Dirigir Com o IPVA Vencido ou Atrasado? 

O licenciamentodo seu veículo será possível apenas após o pagamento do IPVA. A pessoa que é pega com licenciamento irregular pode ter o seu veículo apreendido pela polícia. Nesse caso, os gastos serão ainda maiores. O contribuinte que tem o carro apreendido precisa pagar o IPVA atrasado, as multas, os juros de mora e ainda os gastos relativos a todos os dias em que o seu veículo permaneceu parado no pátio do Detran. Se o contribuintenão tiver como quitar essas dívidas, então, o seu carro será levado a leilão.  

Além do mais, o contribuinte que está com os impostos do veículo atrasados não pode transferi-lopara terceiros. E pode, ainda, ser inscrito na Dívida Ativa, o que significa ter o seu nome e o valor da dívida cadastrados no governo, onde constam as informações de pessoas em débito. Se isso acontecer, o contribuinte enfrentará ainda mais problemas para transferir o seu veículo, alémde essa situação também dificultar o acesso ao crédito. 

O ideal mesmo para quem está com problemas para quitar o seu IPVA, é não usar o veículo e procurar uma alternativa o mais breve possível para regularizar a situação. Todos nós sabemos que no início do ano todos nós já temos muitas contas a pagar, além do imposto do veículo. Por isso, é sempre bom fazer um planejamento anual para evitar problemas quando PAgaro dia de pagar o IPVA. 

Uma informação importante é que pessoas deficientesnão precisam pagar o IPVA. Mas é necessário passar antes por um médico do SUS para avaliação. 

Deixe um comentário