Depósito Com Envelope Vazio: Como Não Cair No Golpe

Hoje em dia, a população está sendo algo de tantos golpes diferentes, que ficamos em sinal de alerta o tempo todo. Os bandidos usam a criatividade de todas formas para lesar a população de bem. 

Um dos golpes que está atingindo a população brasileira é o golpe do envelope vazio. Ele é considerado, de certa forma, como um golpe simples de ser aplicado. Para te ajudar a entender como ele funciona e como fugir dele, explicaremos mais detalhadamente sobre esse tipo de fraude. 

Como Funciona o Golpe do Envelope Vazio? 

Esse golpe funciona da seguinte forma: quando alguém vende algo para outra pessoa, seja um serviço ou um produto e precisa depositar um certo valor na conta da outra pessoa. Em outras situações, o golpista entrega um cheque para a pessoa a quem ele vai lesar, e solicita que a pessoa repasse o valor correspondente ao cheque ou realize um depósito. 

Se o depósito for feito em envelope, o golpista deposita o envelope completamente vazio. E, sem seguida, envia o comprovante de depósito para a vítima. No comprovante, é informado o valor do depósito e o favorecido. Porém, nesse momento, muita gente se esquece ou realmente não sabe, que o depósito é confirmado apenas quando o funcionário do banco verificar o envelope, o valor dentro dele e confirmar todas as informações contidas nele. Após essas confirmações, o valor será creditado na conta do destinatário. Se o depósito for feito em cheque, e em envelope, no caso de golpe, ele certamente não terá fundo. 

No entanto, as pessoas não costumam esperar até que o dinheiro caia na sua conta, entrega o produto ou realiza o serviço para o golpista. E nunca receberá o seu pagamento. Também há casos em que o golpista usa ainda mais artimanhas, como tirar fotos de notas falsas dentro do envelope, ou do cheque preenchido. Tudo isso para lesar a pessoa. 

É bom que você saiba que esse tipo de golpe é um crime de estelionato, sujeito a cadeia.  

Como Evitar Esse Tipo de Golpe? 

Quando você vender algo para alguém, nunca entregue o produto ou o serviço antes que o valor respectivo caia na sua conta. Não acredite em fotos, e não aceite pressão. Lembre-se que, depósito feito em dinheiro, em envelope, de for feito dentro do horário de funcionamento do banco, o valor será creditado ainda no mesmo dia. Se for depositado após o horário comercial, o dinheiro só cairá na conta no próximo dia útil. Em casos de cheque, o prazo de compensação do cheque é ainda maior. Por isso, não entregue nada antes que o dinheiro esteja devidamente depositado na sua conta. 

Se o comprador não aceitar a sua recusa em entregar o que vendeu, se ele disser que só irá depositar valor após receber o produto ou o serviço, você deve, então, fazer um contrato de compra e venda do produto ou do serviço. Ou ainda, solicite que a pessoa faça uma transferência por meio de um aplicativo ou de um programa online, de forma que o valor possa ser estornado caso o comprador não receba o produto ou serviço. Isso serve como garantia tanto para o comprado quando para o vendedor. 

É muito fácil evitar esse tipo de fraude, desde que você fique atento e não aceite pressão. Outra medida de segurança é guardar todos os documentos relativos à transação, e-mails, contratos, mensagens, e tudo o que tiver com relação à transação. Isso te ajudará na hora de recorrer à justiça pelos seus direitos. 

Se você cair no golpe do envelope vazio, procure a polícia e registre um boletim de ocorrência. Feito isso, procure um advogado para entrar com uma ação de estelionato contra o golpista. 

Deixe um comentário