O limite de um cartão de crédito geralmente é baseado na renda do titular. Nem sempre esse limite no atende da forma que precisamos ou que gostaríamos.
Vale lembrar que, para quem não tem muito controle dos seus gastos, o ideal é ter mesmo um cartão de crédito com um limite baixo, ou nem ter um cartão de crédito. Há situações em que, ao invés de ajudar, ele pode se tornar um grande pesadelo na sua vida.
Agora, quem controla bem as suas finanças e tem uma renda que permite, pode solicitar o aumento do seu limite. Em algumas instituições pode ser preciso comprovar renda para conseguir o aumento.
Agora, se o cliente não costuma dar problema para a instituição, já tem um relacionamento de longa data e não deixa de pagar a sua fatura em dia, então poderá conseguir mais facilmente o aumento do seu limite.
Como Conseguir Aumentar o Limite do Cartão de Crédito?
Há situações em que a gente precisa de um pouco mais de crédito no cartão. Seja para aproveitar uma boa oportunidade de compra, ou para comprar algo que precisamos muito, seja simplesmente para ter um limite maior para aproveitar oportunidades futuras. As instituições costumam reavaliar o limite dos clientes a cada 6 meses, mediante solicitação. Veremos abaixo algumas dicas para quem deseja aumentar o limite do seu cartão. Confira:
• Atualize os dados referentes à sua renda na administradora do cartão. Com uma renda maior, fica mais fácil aumentar o seu limite.
• Pague as suas faturas sempre em dia. Não atrase e evite o pagamento da taxa mínimo. Manter um bom histórico é fundamental no momento de solicitar uma avaliação do limite de crédito.
• Uma dica que pode ser útil é usar o limite máximo do seu cartão de crédito. Usá-lo para todas as despesas do dia a dia, mas sempre pagar o valor integral e em dia. Isso mostra para a instituição que o valor disponível está sendo insuficiente para você.
• Na hora de solicitar o aumento, o cliente tem duas opções: ligar na Central de Atendimento ao Cliente ou ir diretamente à instituição conversar com o gerente.
Cuidados Com o Uso do Cartão de Crédito
Em geral, o gasto com cartão de crédito do brasileiro é bem alto. Cerca de um terço da renda mensal é usada para quitar as dívidas com cartão. Por isso, é preciso ter muito cuidado quando for solicitar o aumento do limite. Confira algumas dicas para não se enrolar em dívidas com o cartão de crédito:
• Em primeiro lugar, é preciso avaliar a real necessidade de solicitar o aumento do seu limite. Se você realmente precisa de mais crédito naquele momento. Se não estiver com urgência, então espere. Ter em mãos um cartão com um limite alto pode ser uma grande armadilha, se a pessoa não costuma ter muito controle dos seus gastos.
• Calcule os seus gastos mensais e não comprometa mais que um terço da sua renda com gastos. Um bom planejamento financeiro é primordial para manter as suas contas todas em dia.
• Pague sempre o valor total da sua fatura. Os juros dos cartões de crédito são os maiores praticados pelo mercado. Essa dívida pode se tornar uma bola de neve se não for bem administrada.
• Não compre nada por impulso. Lembre-se que as parcelas comprometerão a sua renda pelos próximos meses. Sempre avalie se você realmente precisa comprar aquele produto naquele momento.
• Se for fazer compras no supermercado usando o cartão de crédito, faça antes uma lista de compras. Dessa forma, você evita comprar coisas no impulso.