O estorno é uma forma de corrigir eventuais erros de lançamentos. É também uma maneira de anular uma dada transação já realizada.
Podemos fazer um estorno quando compramos algo com o cartão de crédito e o pagamento foi feito em duplicidade. Ou quando a cobrança foi feita indevidamente. Em casos de roubos de cartões, onde o ladrão realiza uma compra usando o cartão roubado, se o titular tiver seguro, poderá solicitar o estorno da compra, desde que consiga provar que se trata de um roubo.
Outra situação em que também podemos solicitar o estorno é quando realizamos uma transferência tipo DOC para a pessoa errada. Como a transferência não é imediata, é possível solicitar o estorno da transação. Quando a pessoa percebe o erro na transferência, deve contatar o gerente da sua conta, a Central de Atendimento ou ainda se dirigir a uma agência bancária o mais rápido possível. Dessa forma, o DOC será depositado novamente na conta e não haverá nenhuma cobrança por isso.
Quando um banco cobra taxas e realiza débitos indevidamente na conta do cliente, também deverá ser realizado um estorno. O próprio cliente também pode ser o responsável por algum pagamento indevido no cartão de crédito. Uma situação bem simples é no caso de compras feitas pela internet. Pode acontecer de o comprado clicar em um produto que não queria comprar e só perceber depois de fechar a compra, ou compras mais de uma unidade de um mesmo produto. Nesse caso, ele deverá entrar em contato com a loja em que fez a compra e informar que se arrependeu daquela compra. Dessa forma, eles poderão seguir com o estorno.
Sendo assim, se você for vítima de alguma cobrança indevida, seja por parte de alguma prestadora de serviço, ou por parte do banco, você tem o direito de solicitar o estorno.
Como Estornar Uma Compra no Cartão de Crédito?
O cliente pode se arrepender de uma compra e pedir o seu estorno. Ou ainda perceber que houve um pagamento indevido no seu cartão de crédito. Ou ainda, o lojista pode digitar errado valor da compra ou cobrar a mesma em duplicidade. Em todas essas opções, é possível realizar o estorno da transação. Dependendo do dia em que for feito o estorno, a devolução do valor pode não vir na fatura do mês vigente. Por exemplo: se a fatura do seu cartão fecha no dia 01, e você solicitou o estorno no dia 02, então o valor virá na fatura que já estava fechada e o cliente terá o valor devolvido na próxima fatura.
Caso o lojista se recuse a realizar o estorno, o cliente pode entrar em contato com a administradora do seu cartão e solicitar. O prazo para que a administradora do cartão proceda com a devolução do valor é de 8 dias, podendo ocorrer antes.
Como dissemos, o estorno pode ser solicitado diretamente ao lojista. Em geral, não há nenhuma complicação, desde que ele identifique o erro que aconteceu. Na própria máquina de cartão de crédito tem como o lojista realizar a operação de estorno.
Uma dica é sempre revisar o valor da sua compra quando estiver comprando pela internet. Se a compra for em uma loja física, verifique com muita atenção o valor digitado na máquina de cartão. Com isso, você garante que não terá problemas e evita ter que solicitar estorno. Embora não haja nenhuma cobrança por esse serviço, por ser que encontre algum problema. Mas é bem difícil um lojista se recusar, desde que constatado o erro, como já dissemos. E lembre-se de não emprestar o seu cartão de crédito para ninguém.