Quem precisa transferir dinheiro de uma conta para outra tem diversas alternativas para fazê-lo. A transferência é possível entre contas da mesma titularidade ou mesmo de titularidades diferentes. Antes de transferir valores, no entanto, é preciso que a pessoa que irá transferir tenha em mãos algumas informações básicas sobre a conta de destino, como:
• O nome completo do titular da conta para onde o dinheiro será transferido, ou seja, para a conta de destino;
• Os dados da conta de destino, como o número da conta, o número da agência e o banco da conta;
• O tipo da conta de destino, se é corrente ou poupança;
• O CPF/CNPJ da conta de destino,
• E o número da operação da conta, para transferências e depósitos na Caixa.
Veremos abaixo todas as maneiras possíveis de realizarmos a transferência.
• Depósito feito na boca do caixa (transferências entre contas do mesmo banco ou de bancos diferentes): essa opção de transferência está disponível apenas durante o horário comercial. Se a conta de destino for em banco diferente do depositante, então este terá que levar o dinheiro em espécie, ou o cheque, para ser depositado na boca do caixa. O que pode ser bem perigoso, visto que o número de assaltos cresce demais a cada dia. Para depositar na boca do caixa, o cliente precisa enfrentar a fila do caixa. A grande vantagem desse tipo de depósito é ele não tem limite máximo e nem mínimo para depósito. E o valor cai na mesma hora na conta de destino. Com exceção de depósitos feitos em cheque, que precisa aguardar a conferência do saldo e dos dados do emitente. É uma opção gratuita de depósito. E uma boa opção para as pessoas que precisam do dinheiro na conta com urgência.
• Depósito feito por envelope (transferências entre contas do mesmo banco ou de bancos diferentes): essa opção permite depósito tanto em cheque quanto em dinheiro. E é uma das formas mais conhecidas e simples. É preciso preencher corretamente todas as informações solicitadas no envelope, e sempre informar um telefone válido para o caso de acontecer algum problema e o banco precisar te contatar. Uma informação importante é que, se o cliente deseja que o valor caia na conta no mesmo dia, é preciso que ele seja depositado dentro do horário de expediente da agência bancária. Senão, o valor cairá na conta somente no próximo dia útil. No caso de cheques, mesmo que seja depositado durante o horário de expediente, pode demorar um pouco mais, pois é preciso conferir o saldo e os dados do emitente. Além do mais, depósitos em envelope também possuem limites, que devem ser respeitados. E não é possível depositar moedas, somente cédulas e cheques. É sempre importante conferir o limite de cédulas e valores nos envelopes no momento de efetuar o depósito.
• Transferência eletrônica (transferências entre contas do mesmo banco ou de bancos diferentes): são três os tipos de transferências eletrônicas: DOC (documento de crédito), TED (transferência eletrônica disponível) e transferência eletrônica. Tanto o DOC quando o TED podem ser utilizados para transferências entre contas de bancos diferentes e também de diferentes titularidades. Já a transferência eletrônica pode ser utilizada entre contas do mesmo banco. Todos podem ser feitos na boca do caixa, pela internet ou em caixas eletrônicos. São considerados as formas mais práticas e seguras de se realizar transferência de valores. Algumas instituições bancárias exigem até que os clientes cadastrem previamente os seus favorecidos para realizarem as transferências, como uma alternativa a mais de garantir a segurança dos clientes.