Depósito Desconhecido na Conta – O Que Fazer Com Dinheiro Não Identificado
Quem nunca ouvir dizer que recebeu um depósito em sua conta sem saber a sua origem? Ou mesmo que alguém ouviu dizer que isso aconteceu com alguém? Na hora de depositar um valor, a gente sempre se preocupa se o valor vai cair na conta certa. E, caso caia na conta errada, o que dever ser feito. Esse tipo de situação é mais comum de acontecer do que a gente pensa.
O que fazer nessa situação? Usar o dinheiro? Procurar o seu verdadeiro dono? E se você usar e, logo em seguida, for cobrado judicialmente pelo valor? Essa é uma hipótese bem provável de acontecer e você pode ser até acusado de crime de usar um dinheiro desconhecido, mesmo que ele esteja na sua conta. Por isso, daremos mais detalhes sobre esse tipo de situação, e o que você precisa fazer se isso acontecer com você.
Gastar ou Não Um Depósito Desconhecido Que Caiu Em Sua Conta?
O primeiro impulso é de gastar logo o valor, pagar uma dívida, usar de alguma maneira. Antes que o verdadeiro dono apareça. Mas, será que isso pode ser feito? Não seria um desvio de conduta agir dessa maneira?
Se você receber um depósito desconhecido em sua conta, a melhor alternativa é não gastar. Usar um valor que você não sabe qual a origem, ainda que tenha sido depositado em sua conta por erro ou por acidente, pode configurar crime de apropriação indébita, acordo com o artigo 168 do código penal.
O correto a se fazer é investigar o motivo e o verdadeiro dono do dinheiro.
Como Descobrir a Origem do Valor Depositado?
Siga os passos abaixo para tentar localizar o verdadeiro dono do dinheiro:
- Se o valor caiu na conta por uma transferência bancária, então a origem é mais facilmente descoberta. Por meio do CPF ou do CNPJ de quem depositou. No caso de uma empresa, você consegue facilmente o contato por meio da internet.
- Em um primeiro momento, verifique com parentes e pessoas mais próximas para se certificar de quem não foi nenhuma dessas pessoas quem realizou o depósito sem comunicar.
- Verifique na empresa em que trabalha se não foi pago nenhum valor, como bônus, por exemplo, para os funcionários.
- Se possui clientes, verifique se algum deles está devendo algum valor por algum serviço feito ou algum produto, e fez algum depósito sem avisar.
Se você não conseguiu o contato do depositante, algumas medidas precisam ser observadas. Confira:
- Registre um boletim de ocorrência;
- Converse com o gerente e informe o que aconteceu. Deixe-o a par da situação;
- Peça que o seu gerente contate o responsável pela transferência ou do depósito identificado. Assine um termo reconhecendo que tentou, junto com o seu gerente, identificar a origem do depósito.
- Procure um advogado e mostre-o toda a documentação, assim como o termo que assinou junto com o gerente, afirmando desconhecer a origem do depósito. Além do mais, é preciso que você se resguarde de financeiros e também legais.
Por que é Importante Saber a Origem de Um Depósito?
Tomando todas as medidas para identificar o depositante, você se resguarda de inúmeros problemas que possam vir a surgir. Além do crime que informamos acima, de apropriação indébita, você pode ser vítima de um assalto, ser considerado um criminoso, e muito mais.
É sempre recomendável não usar nada do dinheiro, e procurar de todas as formas identificar o verdadeiro dono. É a maneira mais correta e ética de agir. Quase sempre os bancos conseguem identificar o depositante do valor. Não deixe de avisar sobre o que aconteceu.