Algumas pessoas ainda não conhecem o termo cadastro positivo. Outras, porém, já ouviram falar, mas ainda têm algumas dúvidas sobre as suas vantagens. Por isso, portanto, daremos mais informações sobre ele, como funciona, se vale mesmo a pena fazer.
O Que é o Cadastro Positivo e Como Funciona?
O Cadastro Positivo foi lançado em 2013 com o intuito de ressaltar os pontos positivos do histórico de crédito do consumidor. Ele é um banco de dados que contém o histórico de pagamentos, podendo ser muito útil no momento da concessão de um financiamento, de um crediário, etc. Quando alguém tem o nome no SPC ou na Serasa, qualquer empresa pode consultar e atestar se a pessoa é ou não uma boa pagadora. A Serasa Experian é a gestora do Cadastro Positivo, e o mesmo é regulamentado pelo Banco Central.
O Cadastro Positivo é uma ferramenta gratuita, e o consumidor não adere ao serviço se não desejar. A partir da adesão, as empresas podem visualizar não só as dívidas pendentes, mas também aquelas que foram pagas em dia. Todo o histórico de pagamento é considerado. Dessa forma, é mais fácil obter crédito em estabelecimentos comerciais.
Como Aderir ao Cadastro Positivo?
Para se cadastrar, basta acessar o site do Cadastro Positivo e fazer a sua adesão de forma gratuita. No entanto, é preciso aceitar a autorização de disponibilização de dados, onde as empresas com as quais o consumidor tenha relação comercial, possam ter acesso à todas as suas informações de crédito.
A recomendação é que, antes de aderir ao cadastro, o consumidor leia com muita atenção para ter ciência de quais são as exigências do Termo de Adesão.
Dando continuidade ao cadastro, o consumidor pode entregar o Termo preenchido em uma das agências da Serasa Experian. Se preferir, pode enviar pelos Correios, ou usar o usar também o Certificado Digital em substituição à assinatura.
Quais Informações Constam no Cadastro Positivo?
Conforme a Resolução do Conselho Monetário Nacional, o Cadastro Positivo pode conter as seguintes informações:
- A data em que foi concedido o empréstimo ou o financiamento. Ou a data em que foi assumida a obrigação de pagar.
- Valores das prestações do financiamento ou do empréstimo contratado, do compromisso ou da obrigação.
- Valor total do empréstimo ou do financiamento concedido. Do compromisso ou da obrigação assumida.
- Valores pagos, total ou parcialmente, de prestações, de empréstimos ou de financiamentos. Ou ainda as parcelas a pagar e as datas de pagamento.
As informações pessoais do consumidor, como endereço, número de documentos, não constam no Cadastro Positivo.
Vale a Pena Aderir ao Cadastro Positivo?
Existe um problema que impede a avaliação total do cadastro. Para ter certeza da sua eficácia, seria preciso que mais pessoas e mais empresas se cadastrassem.
Seguem abaixo algumas vantagens do Cadastro Positivo:
- Avaliação de crédito mais justa.
- Permite que o consumidor consiga melhores taxas de juros e condições de pagamentos.
- Facilita a concessão de crédito, pois cria um histórico positivo dos pagamentos do consumidor.
- As empresas têm acesso histórico de pagamentos em dia do consumidor, e não só das contas que não foram pagas.
- Mesmo quem tem o nome sujo pode se cadastrar. E isso contribui para que as empresas façam uma avaliação mais positiva na hora de conceder um crédito.
- O Cadastro Positivo pode ajudar a aumentar a pontuação do Score de Crédito.
- Diminuição da inadimplência, pois a empresa terá acesso aos hábitos de pagamento.
No Brasil, o Cadastro Positivo ainda é desconhecido por grande parte das pessoas. Porém, em outros países, como Inglaterra, México, Estados Unidos, etc, ele já é conhecido e muito utilizado, e considerado um grande aliado para o mercado financeiro.