Todos os trabalhadores, no Brasil, precisam ter o seu cartão do Cidadão. Ele é um documento muito importante pois, através dele, é que o trabalhador recebe benefícios como Seguro Desemprego e PIS, além de vários serviços sociais, entre outros. O cartão é gratuito e um direito de todos os brasileiros.
A responsabilidade do Cartão Cidadão é do Governo em conjunto com a Caixa Econômica Federal, e solicitá-lo é bem simples e rápido. E pode ser usada em todas as agências correspondentes da Caixa.
O Cartão do Cidadão tem o benefício de facilitar o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas dos brasileiros.
Quando Usar o Cartão do Cidadão?
Veja na lista abaixo as situações nas quais o indivíduo poderá usar o Cartão do Cidadão:
– Consulta de extratos, calendário de pagamentos e
– Saque dos benefícios e calendário de pagamentos de: PIS/PASEP, FGTS, Programa Bolsa Família, Seguro Desemprego, Programa Chapéu de Palha.
Como Faço Para Solicitar o Meu Cartão do Cidadão?
Para ter acesso ao Cartão Cidadão, o trabalhador deve estar cadastrado em um dos órgãos abaixo:
- Número de Inscrição Social (NIS)
- PIS/PASEP
- Número de Inscrição do Trabalhador (NIT)
Para solicitar o cartão, o trabalhador pode ligar no número 0800-726-0207, ou se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal, portando os seguintes documentos:
- Número do NIS, NIT ou PIS/PASEP;
- Carteira de Identidade, CTPS, Carteira de Habilitação ou Certidão Civil.
- CPF
- Comprovante de residência, para quem vai até uma agência bancária.
O prazo para a entrega do cartão é de, em média, 15 dias.
Como Cadastrar a Senha do Meu Cartão Cidadão?
Depois que o seu cartão chegar, você deverá cadastrar uma senha. Com essa senha, o trabalhador terá acessos a todos os serviços que mencionamos de forma mais rápida e sem burocracia.
O cadastramento da senha pode ser feito no telefone 0800 726 0207 ou em uma agência da Caixa Econômica. Seja qual for a opção escolhida, o trabalhador precisará do Termo de Responsabilidade e de um dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- Carteira funcional;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Identidade militar;
- Carteira de habilitação;
- Passaporte,
- Carteira de identidade de estrangeiros
Como Faço Para Desbloquear o Cartão Cidadão?
Por meio de um procedimento bem simples, o trabalhador poderá debloquear o seu cartão. É só ligar no número 0800 726 0207, na opção de desbloqueio do Cartão do Cidadão. Em seguida, um funcionário da Caixa solicitará algumas informações simples e pessoais e validará o seu cartão. Após as confirmações e término da ligação, em até 24 horas o seu cartão estará liberado para uso.
É Possível Recuperar a Senha do Cartão Cidadão?
É comum a pessoa esquecer a senha do seu cartão e acabar bloqueado o mesmo após algumas tentativas de uso, ou precisar recuperá-la por algum outro motivo. Quando isso acontece, o indivíduo deve se dirigir até uma agência da Caixa Econômica, levando consigo os documentos abaixo:
- Carteira de identidade
- CPD
- Cartão Cidadão
- Termo de Responsabilidade que assinou no momento do cadastro da senha do cartão.
O procedimento de desbloqueio será realizado e o seu cartão estará disponível para uso novamente.
O Que Fazer Perder o Cartão do Cidadão?
Se acontecer de você perder o seu cartão, será necessário solicitar uma segunda via do mesmo. Para isso, é preciso cancelar o cartão perdido para que um novo cartão seja enviado para você. O cidadão pode se dirigir à uma agência da Caixa ou mesmo telefonar para o número 0800 726 0101, e realizar o cancelamento e solicitação de um novo Cartão Cidadão.
Vale lembrar que o cidadão não paga nada para ter acesso ao cartão, e que o mesmo é um direito de todos os trabalhadores brasileiros.