Embora o uso do cartão de crédito esteja cada vez mais comum entre os consumidores, que esteja se tornando a melhor opção de pagamento da maioria das pessoas, ainda tem gente que não usa e não sabe como funciona o dinheiro de “plástico”.
Por isso, no post de hoje, daremos todos os detalhes de como funciona um cartão de crédito para quem deseja solicitar um.
O cartão de crédito é uma forma de pagamento eletrônico de todo tipo de compra, pagamento de compras, seja no Brasil ou fora dele.
Como Funciona o Cartão de Crédito
Todos os cartões de crédito possuem um limite de crédito pré-aprovado no momento da solicitação. Para usá-lo, basta se dirigir a um estabelecimento credenciado e pagar no lugar do dinheiro. A grande parte dos estabelecimentos comerciais aceita cartão de crédito hoje em dia, até mesmo vendedores ambulantes já estão aceitando essa forma de pagamento, que é bem mais cômoda e segura para ambas as partes.
Para determinar o limite do cartão, os bancos e as instituições financeiras se baseiam na renda do consumidor e na sua relação com o mercado, de acordo com a sua pontuação no score de crédito. Ao realizar as compras, o consumidor pode usar o valor que desejar do seu limite.
Alguns bancos liberam a função de crédito e débito em apenas um cartão. Assim, você só precisa levar um cartão nas compras.
Compras Parceladas no Cartão
Como dissemos, o consumidor tem a opção de usar o saldo parcial seu limite, ou pode usar o limite total, em várias compras ou em apenas uma única compra. Pode comprar à vista ou parcelado.
As compras à vista virão em apenas uma fatura, no próximo mês. Já as compras parcelas virão em várias faturas, conforme a quantidade de vezes que a compra foi dividida.
As compras parceladas no cartão de crédito comprometem o limite total, conforme o valor gasto. O limite é liberado à medida que as parcelas forem pagas por meio das faturas mensais.
Opções de Pagamento do Cartão de Crédito
O consumidor possui algumas alternativas na hora de pagar a fatura do cartão de crédito, conforme abaixo:
• Pagamento do valor total da fatura;
• Pagamento do valor mínimo, que vem expresso na fatura. Também chamado de crédito rotativo e que equivale a cerca de 20% do valor total da fatura. É uma espécie de financiamento, e que cobra juros elevadíssimos.
• Pagamento do valor maior que o mínimo e menor que o valor da fatura. Nesse caso, o valor a ser pago será acrescido de juros e encargos, cobrados na próxima fatura.
Os juros cobrados pelo pagamento em atraso, pagamento mínimo e maior que o mínimo são muito altos. Aa melhor opção é o pagamento do valor integral da fatura. As demais opções devem ser evitadas a todo custo. A maioria das pessoas que se endividam com cartão de crédito caem na armadilha do crédito rotativo. E acabam se vendo numa “bola de neve”, e não conseguem mais quitar a dívida, que fica muito alta.
Como Solicitar Um Cartão de Crédito
Existem várias opções para quem deseja solicitar um cartão de crédito. Seguem abaixo:
• Solicitar no banco onde tem conta corrente;
• Solicitar em lojas como Lojas Americanas, Carrefour, Pernambucanas, Saraiva, e muito mais. Em algumas situações, é possível solicitar pela internet ou indo pessoalmente até a loja;
• Cartões de crédito da própria instituição financeira, como a Losango, por exemplo,
• Cartões pré-pagos. Esses cartões podem ser usados para compras da mesma forma que um cartão de crédito convencional. A diferença é que eles não permitem parcelar as compras e você é quem deposita o valor que deseja ter disponível no cartão.
Alguns cartões de crédito cobram anuidade, que é um valor paga para se ter o cartão. Porém, a maioria das instituições disponibilizam cartões sem anuidade. Por isso, antes de solicitar um cartão, confira ele exige ou não o pagamento dessa taxa. Os cartões sem anuidade possuem as mesmas funções que os demais. Por isso, pagar anuidade é coisa do passado.
Vantagens do Cartão de Crédito
• Maior segurança para consumidor e lojista, pois não necessita de dinheiro em espécie para pagamento das compras;
• Permite o parcelamento das compras em várias vezes se juros;
• É aceito na maioria dos estabelecimentos comerciais do país;
• É prático,
• Permite solicitar cartão adicional para dependentes. Mas, nesse caso, o limite total é compartilhado entre o titular e o dependente.